PRAXIS: tecnologia de gestão de unidades de internação hospitalares
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107350 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2013. |
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PRAXIS: tecnologia de gestão de unidades de internação hospitalaresEnfermagemSaudeHospitalizaçãoGestão em saúdeSistemas de informaçãoDesenvolvimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2013.Estudo de abordagem quase experimental com objetivo de construir e testar uma tecnologia de gestão de unidades de internação que facilite a coordenação do trabalho da enfermagem e propicie bases para melhoria da qualidade da assistência. As unidades de internação são espaços assistenciais de grande importância no resultado da atenção hospitalar. Estima-se a existência de 15 mil unidades de internação nos hospitais brasileiros. E, em 2012 ocorreram mais de 18,5 milhões de internações hospitalares no Brasil. A enfermagem tem um papel determinante no desempenho das unidades de internação, assumindo a responsabilidade pelos cuidados nas 24 horas do dia, os 7 dias da semana e os 365 dias do ano, além de zelar pelo ambiente terapêutico e o suprimento dos materiais necessários. As enfermeiras são as gestoras das unidades de internação e esta administração carece de uma ferramenta que integre processos assistenciais e administrativos destes espaços de atenção à saúde. A tecnologia PRAXIS constitui-se em um software desenvolvido em parceria com o Hospital Universitário da UFSC e que está em experimentação em uma unidade clinica do referido hospital. O aplicativo PRAXIS foi orientado pelos princípios da gestão participativa, melhoria contínua do desempenho e inovação tecnológica, na perspectiva de propiciar benefícios para usuários e trabalhadores das unidades de internação. Os resultados foram estruturados em três artigos. O primeiro faz uma apresentação geral da tecnologia, focando os seus componentes: Planejamento Participativo da Unidade (PPU), Sistema Diário de Classificação dos Pacientes (SDCP), Gestão de Pessoas da Equipe de Enfermagem (GPEN), Gestão de Materiais (GMAT), Gestão da Qualidade (GQUALI) e Painel eletrônico no posto de enfermagem (dashboard). As informações relevantes dos componentes do PRAXIS são organizadas e disponibilizadas de forma atualizada no painel eletrônico da unidade (TV de 50?) para visibilidadee comunicação aos membros da equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde, usuários, acompanhantes, familiares e visitantes. O segundo artigo tem como objetivo retratar os resultados experimentais do PRAXIS nos aspectos de Planejamento e Qualidade da Assistência. A equipe de enfermagem produziu um PPU para o ano de 2013, que contém planos de trabalho para oito questões prioritárias selecionadas. Os resultados da implementação, em percentuais, de cada plano de trabalho, de janeiro a trinta de abril de 2013, foram: sistema diário de classificação dos pacientes / carga de trabalho (90%), manual de procedimentos (35%), política de acompanhantes (08%), capacitação (30%), qualidade de vida no trabalho (07%), gestão de materiais (51%), práticas de sustentabilidade (09%) e excelência da assistência (64%). Em relação a qualidade assistencial os resultados em abril foram: 97,95% dos pacientes consideraram a assistência de enfermagem da unidade como ótima ou boa, a taxa de cobertura da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi de 51,49%, a de realização dos exames externos previstos foi de 86,21%, a taxa de infecção hospitalar foi de 36,07%, a de ocupação da unidade foi de 85,87%, a média de permanência de 10,56 dias e de pacientes dia de 21,47 pacientes para 25 leitos de capacidade e não houve notificação de eventos adversos. O terceiro artigo tratou dos aspectos, contemplados na tecnologia PRAXIS, de gestão da assistência e gestão de pessoas da equipe de enfermagem da unidade. A aplicação do SDCP no mês de abril de 2013 apresentou os seguintes resultados: média diária de 9,77 pacientes com cuidados mínimos, 5,11 intermediários, 6,18 de alta dependência e 0,41 semi intensivo. No GPEN, evidencia-se a informatização da escala mensal de trabalho da unidade e o dimensionamento da equipe de enfermagem que mostrou, para o mês de abril de 2013, uma carga média diária de trabalho de enfermagem na unidade de 143,74 horas. Esta carga média diária exigiria a lotação de uma equipe com 12 enfermeiros e 35 técnicos ou auxiliares de enfermagem, sendo que a existente é de 07 enfermeiros e 25 técnicos e auxiliares de enfermagem. A avaliação do software pelos profissionais de enfermagem da unidade e pela comissão externa de avaliação confirmou a relevância, utilidade, inovação e atendimento dos objetivos do mesmo. Conclui-se que a consolidação da tecnologia PRAXIS exige tempo e um processo de maturação. Trata-se de um recurso valioso e inovador a ser desenvolvido a partir desta primeira versão (1.0), para ser adaptado às diversas realidades hospitalares. A expectativa é que a multiplicação do uso da tecnologia e o seu aperfeiçoamento gerem uma massa critica capaz de significar uma melhoria substantiva no desempenho das unidades de internação que possa ser caracterizado como um novo padrão. Enfim, um processo e esforço coletivo de longo prazo, talvez, um horizonte de 10 anos. <br>Abstract: This study was performed using a quasi-experimental approach with the purpose to design and test management technology specifically for inpatient care units to facilitate the work of the nursing team, thus promoting improvements to the quality of care. Inpatient care units are health care facilities that have a considerable effect on hospital care outcome. It is estimated that there are 15,000 inpatient care units in Brazil. And, at 2012, had more of 18,5 millions inpatients in Brazil. Nursing plays a determining role on the performance of inpatient care units, as the nursing team is responsible for care 24 hours a day, seven days a week, during the 365 days of the year, besides looking over the therapy area and handling supplies. Nurses are the managers responsible for the inpatient care units, and such management requires a tool that would integrate the health care and administrative processes of those units. PRAXIS technology refers to software developed through a partnership with the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), which is currently being tested at a clinical unit of the refereed hospital. The PRAXIS application is guided by the principles of participative management, continuous improvement of performance, and technological innovation from the perspective of benefiting patients and workers of the inpatient care unit. The results were structured into three papers. The first makes an overall presentation of the technology, focusing on its components: Participative Planning of the Unit (PPU), Daily Patient Classification System/Sistema Diário de Classificação de Pacientes (DPCS/SDCP), Nursing Staff Management/Gestão de Pessoas da Equipe de Enfermagem (NSM/GPEN), Material Management/Gestão de Materiais (MATM/GMAT), Quality Management/Gestão da Qualidade (QUALIM/GQUALI) and Electronic dashboard at the nursing post (dashboard). The relevant information of the PRAXIS is organized, and the updated content is presented by the unit?s dashboard (50? TV), which is available to be seen by nursing staff and all other health care professionals, patients, patient companions, family members, and visitors. The objective of the second paper was that of reporting the experimental results of the PRAXIS in terms of the aspects of Health Care Planning and Quality. The nursing team produced a PPU for the year 2013, containing the working plans for eight priority issues selected. The outcomes of the implementation of each working plan, from January to April 30, 2013 were: daily patient classification system/work load (90%), procedure manual (35%), patient companion policy (08%), training (30%), quality of life at work (07%), material management (51%), sustainability practices (09%) and excellence of health care (64%). As regard the quality of health care, the outcomes in April were: 97.95% of patients referred to the nursing care at the unit as being excellent or good; the cover rate of Nursing Care Systematization/Sistematização da Assistência de Enfermagem (NCS/SAE) was 51.49%; the performance rate of predicted off-site examinations was 86.21%; the hospital infection rate was 36.07%; unit occupation rate was 85.87%; mean length of stay was 10.56 days; and the rate of day patients was 21.47 patients for a capacity of 25 beds; and there were no reports of adverse events. The third paper addressed the aspects contemplated by the PRAXIS technology regarding the management of care and of the nursing staff at the unit. The application of the DPCS/SDCP in April of 2013 presented the following outcomes: daily average of 9.77 patients of minimal care, 5.11 intermediate, 6.18 of high dependency and 0.41 semi intensive. The NSM/GPEN reveals the computerization of the monthly work schedule of the unit and the staffing of the nursing team showed that for April of 2013, a mean daily workload of the nursing staff at the unit was 143.74 hours. This mean workload would demand a team comprised of 12 nurses and 35 nursing technician or nursing aides, while the current team consists of 07 nurses and 25 nursing technicians and nurses? aides. The nursing workers and an external committee evaluated the software confirming its relevance, utility, innovation and that it meets the goals it proposed. In conclusion, consolidation of the PRAXIS technology requires time and a maturation process. It is a valuable and innovating resource to de developed from this first version (1.0), and adapted to the various hospital settings. It is expected that the multiplication of technology use and its enhancement will generate critical-thinking individuals, capable of causing a significant improvement of performance at inpatient care units, which would be characterized as a new standard. That is, a long-term process and collective effort; perhaps a 10-year horizon.Gelbcke, Francine LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaLorenzetti, Jorge2013-12-05T23:53:28Z2013-12-05T23:53:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 p.| il.application/pdf319844https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107350porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-14T13:56:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107350Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-10-14T13:56:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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