ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - HÁ SUPERDIMENSIONAMENTO DA OFERTA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35677 |
Resumo: | Este artigo, ao discutir o ensino superior brasileiro, tem como objetivo apresentar a evolução das matrículas, cursos e instituições a partir dos anos 80, destacando as características e tendências deste nível de ensino. Utilizou-se os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Verificou-se que no período analisado, a oferta de vagas, a criação de instituições e de cursos, sobretudo privados, aumentaram substancialmente, contudo, nos últimos anos pode-se perceber também que o número de vagas não preenchidas nos processos seletivos e a evasão do aluno do sistema são fatores cruciais para os dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) que precisam refazer seu planejamento e se preparar para atuar num mercado cada vez mais concorrencial. Tem-se assim, um ambiente competitivo e os desafios de sobreviver neste cenários são imensos. |
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