A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Búrigo, Lize
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014
id UFSC_101c762c63eb436961261a53d03e9a1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/128804
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos onlineGestão do conhecimentoInfografiaEstudantes universitáriosJornalismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014A proposta desta dissertação foi refletir sobre os resultados de uma pesquisa em sala de aula, com o objetivo de identificar a aquisição de competências de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online, a partir de conhecimentos, habilidades e atitudes construídos na disciplina de infografia.O estudo foi feito com graduandos da última fase do curso de Jornalismo da Faculdade Satc, situada em Criciúma, Santa Catarina. Uma pesquisa justificada pela carência de profissionais de jornalismo no mercado competentes para desenvolverem ou ao menos auxiliarem para a respectiva tarefa. Ao tentar responder à questão que induziu a realização deste trabalho, foi planejada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Optou-se pelo estudo de caso, por meio de observação participante, pois a pesquisadora acompanhou o desenvolvimento do trabalho no contexto estudado. Os resultados apresentados revelaram que dentro da tríade que compõe a competência, a habilidade (saber aprender/fazer) e a atitude (saber ser) mostraram-se os pilares mais deficitários entre alguns acadêmicos, mas ao final do semestre houve aprimoramento destes. Sendo que a aquisição de novas competências foi observada no decorrer da disciplina. Tanto que todos demonstraram capacidade de "pensar infograficamente", tendo em sua formação um diferencial com relação aos profissionais já inseridos no mercado da região de Criciúma.<br>Abstract: The objective of this paper was to reflect upon the results of a research developed in classroom, with the purpose of evaluating the competence acquisition by journalism undergraduates in the production of online journalistic infographics from knowledge, skills and attitudes constructed during the infographic subject. This research was justified by the lack of professionals of journalism in the market able to develop, or at least assist the infographics production. A qualitative approach research was developed with an exploratory intent in attempting to answer the question that led this work. A case of study was chosen, by observing the participants involved in the process since the researcher would monitor the development of the work in the studied context. The results demonstrated that within the competence trinity, the most inefficient pillars among some undergraduates are the ability (know how to learn/do), and the attitude (know how to be). However, in the end of the semester, these abilities were improved, and some were acquired during the semester. At the end, all the undergraduates showed that they were able to "think infographically", taking advantage over the professionals who are already working in this field in Criciúma area.Luz Filho, Silvio Serafim daBaldessar, Maria JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaBúrigo, Lize2015-02-05T20:21:53Z2015-02-05T20:21:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf329224https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:21:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128804Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:21:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
title A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
spellingShingle A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
Búrigo, Lize
Gestão do conhecimento
Infografia
Estudantes universitários
Jornalismo
title_short A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
title_full A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
title_fullStr A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
title_full_unstemmed A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
title_sort A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
author Búrigo, Lize
author_facet Búrigo, Lize
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz Filho, Silvio Serafim da
Baldessar, Maria José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Búrigo, Lize
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Infografia
Estudantes universitários
Jornalismo
topic Gestão do conhecimento
Infografia
Estudantes universitários
Jornalismo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:21:53Z
2015-02-05T20:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 329224
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804
identifier_str_mv 329224
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| ils., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652179754450944