A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014 |
id |
UFSC_101c762c63eb436961261a53d03e9a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/128804 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos onlineGestão do conhecimentoInfografiaEstudantes universitáriosJornalismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014A proposta desta dissertação foi refletir sobre os resultados de uma pesquisa em sala de aula, com o objetivo de identificar a aquisição de competências de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online, a partir de conhecimentos, habilidades e atitudes construídos na disciplina de infografia.O estudo foi feito com graduandos da última fase do curso de Jornalismo da Faculdade Satc, situada em Criciúma, Santa Catarina. Uma pesquisa justificada pela carência de profissionais de jornalismo no mercado competentes para desenvolverem ou ao menos auxiliarem para a respectiva tarefa. Ao tentar responder à questão que induziu a realização deste trabalho, foi planejada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Optou-se pelo estudo de caso, por meio de observação participante, pois a pesquisadora acompanhou o desenvolvimento do trabalho no contexto estudado. Os resultados apresentados revelaram que dentro da tríade que compõe a competência, a habilidade (saber aprender/fazer) e a atitude (saber ser) mostraram-se os pilares mais deficitários entre alguns acadêmicos, mas ao final do semestre houve aprimoramento destes. Sendo que a aquisição de novas competências foi observada no decorrer da disciplina. Tanto que todos demonstraram capacidade de "pensar infograficamente", tendo em sua formação um diferencial com relação aos profissionais já inseridos no mercado da região de Criciúma.<br>Abstract: The objective of this paper was to reflect upon the results of a research developed in classroom, with the purpose of evaluating the competence acquisition by journalism undergraduates in the production of online journalistic infographics from knowledge, skills and attitudes constructed during the infographic subject. This research was justified by the lack of professionals of journalism in the market able to develop, or at least assist the infographics production. A qualitative approach research was developed with an exploratory intent in attempting to answer the question that led this work. A case of study was chosen, by observing the participants involved in the process since the researcher would monitor the development of the work in the studied context. The results demonstrated that within the competence trinity, the most inefficient pillars among some undergraduates are the ability (know how to learn/do), and the attitude (know how to be). However, in the end of the semester, these abilities were improved, and some were acquired during the semester. At the end, all the undergraduates showed that they were able to "think infographically", taking advantage over the professionals who are already working in this field in Criciúma area.Luz Filho, Silvio Serafim daBaldessar, Maria JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaBúrigo, Lize2015-02-05T20:21:53Z2015-02-05T20:21:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf329224https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:21:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128804Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:21:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online |
title |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online |
spellingShingle |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online Búrigo, Lize Gestão do conhecimento Infografia Estudantes universitários Jornalismo |
title_short |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online |
title_full |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online |
title_fullStr |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online |
title_full_unstemmed |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online |
title_sort |
A aquisição de competência de acadêmicos de jornalismo na produção de infográficos jornalísticos online |
author |
Búrigo, Lize |
author_facet |
Búrigo, Lize |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luz Filho, Silvio Serafim da Baldessar, Maria José Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Búrigo, Lize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Infografia Estudantes universitários Jornalismo |
topic |
Gestão do conhecimento Infografia Estudantes universitários Jornalismo |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T20:21:53Z 2015-02-05T20:21:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
329224 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804 |
identifier_str_mv |
329224 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
138 p.| ils., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652179754450944 |