A formação de sociólogas e sociólogos no sul global: um estudo de caso da Universidade de Hradec Králové na República Tcheca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216264 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020. |
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A formação de sociólogas e sociólogos no sul global: um estudo de caso da Universidade de Hradec Králové na República TchecaSociólogosSociologiaSociologia políticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020.A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a formação de sociólogas e sociólogos na República Tcheca, no contexto do Sul global, a partir do estudo de caso da Universidade de Hradec Králové (UHK). Por meio do debate das dinâmicas globais de conhecimento e poder, analisou-se a inserção da República Tcheca e de sua sociologia nacional no contexto global e examinou-se o desenvolvimento do ensino superior e a institucionalização da sociologia do referido país, durante os períodos políticos democráticos e não-democráticos dos séculos XX e XXI. A partir desta revisão bibliográfica, evidenciou-se que tanto a República Tcheca quanto sua sociologia estão balizadas no que se pode chamar de Sul global. Assim, o trabalho visa realizar, por meio do estudo de caso, um diálogo e uma aproximação com essa sociologia que se encontra afastada do centro da geopolítica do conhecimento, evidenciando a forma idiossincrática com que ela se forma, se institucionaliza e se desenvolve, de acordo com o contexto político e social local. A pesquisa empírica realizada na UHK teve como aporte metodológico entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos professores do Departamento de Sociologia da referida universidade, bem como análise dos documentos normativos relacionados ao curso, como currículo e plano de aula, e observação participante de algumas disciplinas ofertadas pelo departamento. Constatou-se que por um lado a sociologia tcheca vem galgando um caminho de maior aproximação com a agenda dos países do Norte global, especialmente no que se trata do ofício dos(das) sociólogos(as) e das políticas de internacionalização do ensino superior. Por outro, constatouse um modelo formativo singular da disciplina, condizente com a condição de Sul global que o país apresenta e com o legado do período comunista, que se verifica, por exemplo, com o recorrente uso de autores tchecos e teorias nacionais nas ementas do curso.Abstract: The main goal of the present dissertation is to analyze the formation of sociologists in the Czech Republic, in the context of the global South, from the case study of the University of Hradec Králové (UHK). Through the debate on the global dynamics of knowledge and power, the insertion of the Czech Republic and its national sociology in the global context was analyzed and the development of higher education and the institutionalization of the sociology of that country was examined, contextualizing the periods of democratic and non-democratic states of the 20th and 21st centuries. From this literature review, it became evident that both the Czech Republic and its sociology are located on what can be called the global South. Thus, the work aims to carry out, through the case study, a dialogue and an approximation with this sociology that locates far from the center of the geopolitics of knowledge, showing the idiosyncratic way in which it is formed, institutionalized and developed, according to the local political and social context. The empirical research carried out at UHK had as methodological support semi-structured interviews that were done with professors from the Sociology Department of the aforementioned university, as well as the analysis of normative documents related to the course, such as the curriculum and lesson plans, in addition to participant observations of some classes offered by the department. It was found that on one hand, Czech sociology has been moving closer to the agenda of the global North countries, especially with regard to the labor market for sociologists and the internationalization policies of higher education. On the other hand, it was possible to identify a unique formative model of the discipline, consistent with the condition of the global South that the country presents and with the legacy of the communist period that verifies, for example, through the recurrent use of Czech authors and national theories in the course?s syllabi.Oliveira, Amurabi Pereira deUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Carolina Monteiro de Castro2020-10-21T21:27:27Z2020-10-21T21:27:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis121 p.| il.application/pdf369799https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216264porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216264Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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