OS MARCOS EVOLUTIVOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E AS TRANSFORMAÇÕES RECENTES DO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEPOMUCENO, LUCIANA COUTO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: FERREIRA, GUILHERME VIANA, CABELLO, ANDREA FELIPPE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253848
Resumo: A constituição do ensino superior no Brasil teve início tardio e ocorreu sob forma de um fluxo não linear e marcado por transformações intimamente ligadas aos processos sociais e econômicos que se desencadearam ao longo dos últimos 100 anos. Compreender os elementos constitutivos da formação da educação superior no Brasil é parte do processo de entendimento dos elementos sociais, econômicos e históricos que compõem a sociedade brasileira, assim como ponto de partida na concepção de políticas públicas em prol da transformação estrutural e estruturante dessa sociedade. Nesse sentido, pretendeu-se delimitar e caracterizar os principais marcos históricos do desenvolvimento da educação superior no Brasil, destacando seus elementos constitutivos e heranças para a concepção do ensino superior como o conhecemos. Observou-se aspectos marcantes em termos da gênese elitista e da mercantilização do ensino, que podem alienar o papel transformador da educação superior, assim como foram levantados os principais desafios em termos de política pública para o contexto atual em que um novo marco de transformação do ensino superior pode estar ocorrendo com marcante contribuição do EaD. As discussões apresentadas foram subsidiadas por dados coletados no Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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