A construção do conhecimento agroecológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_1100df9eb7bbc1aac63d03f065c54473 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94489 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A construção do conhecimento agroecológicoAgriculturaAgroecossistemasEcologia agricolaEducaçãoEnsino profissionalProjeto político-pedagógicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010Este trabalho tem como objetivo proceder a uma análise comparativa entre duas escolas técnicas, do ponto de vista de seus projetos pedagógicos e sua contribuição na construção do conhecimento agroecológico na modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Buscou-se refletir acerca do papel do plano de curso na relação escola e mundo do trabalho, mais especificamente, averiguar os elementos pedagógicos que refletem sobre os problemas sócio ambientais da agricultura e que promovem transformações nos métodos produtivos do ponto de vista da agroecologia. Foram realizadas entrevistas para mensurar, em que grau, quatro grupos de estudantes representativos de duas instituições de ensino, assimilaram e estão comprometidos com os conceitos e práticas orientadas na perspectiva agroecológica, bem como, se o projeto político pedagógico, nos quais estes estudantes estão inseridos, contribui para transformar sua visão de mundo, em direção a práticas produtivas não agressivas ao ambiente e à sociedade. Percebeu-se que a ação educativa desenvolvida pela EFA de Vinhático através da Pedagogia da Alternância é bastante diferenciada em relação ao IFES e que o processo educativo pautado na alternância tende a dotar seus estudantes de uma visão de mundo mais crítica quanto aos processos produtivos convencionais, e ao mesmo tempo, destaca-se o papel dos sujeitos na construção de alternativas tecnológicas e organizativas que superem as desigualdades sociais e a degradação ambiental.Ribas, Clarilton Edzard Davoine CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaMota, Vitor Pereira2012-10-25T10:47:13Z2012-10-25T10:47:13Z2012-10-25T10:47:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 p.| grafs.application/pdf290252http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T21:55:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94489Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T21:55:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do conhecimento agroecológico |
title |
A construção do conhecimento agroecológico |
spellingShingle |
A construção do conhecimento agroecológico Mota, Vitor Pereira Agricultura Agroecossistemas Ecologia agricola Educação Ensino profissional Projeto político-pedagógico |
title_short |
A construção do conhecimento agroecológico |
title_full |
A construção do conhecimento agroecológico |
title_fullStr |
A construção do conhecimento agroecológico |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento agroecológico |
title_sort |
A construção do conhecimento agroecológico |
author |
Mota, Vitor Pereira |
author_facet |
Mota, Vitor Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribas, Clarilton Edzard Davoine Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Vitor Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agricultura Agroecossistemas Ecologia agricola Educação Ensino profissional Projeto político-pedagógico |
topic |
Agricultura Agroecossistemas Ecologia agricola Educação Ensino profissional Projeto político-pedagógico |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T10:47:13Z 2012-10-25T10:47:13Z 2012-10-25T10:47:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
290252 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489 |
identifier_str_mv |
290252 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149 p.| grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652209918836736 |