A construção do conhecimento agroecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Vitor Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010
id UFSC_1100df9eb7bbc1aac63d03f065c54473
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94489
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A construção do conhecimento agroecológicoAgriculturaAgroecossistemasEcologia agricolaEducaçãoEnsino profissionalProjeto político-pedagógicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010Este trabalho tem como objetivo proceder a uma análise comparativa entre duas escolas técnicas, do ponto de vista de seus projetos pedagógicos e sua contribuição na construção do conhecimento agroecológico na modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Buscou-se refletir acerca do papel do plano de curso na relação escola e mundo do trabalho, mais especificamente, averiguar os elementos pedagógicos que refletem sobre os problemas sócio ambientais da agricultura e que promovem transformações nos métodos produtivos do ponto de vista da agroecologia. Foram realizadas entrevistas para mensurar, em que grau, quatro grupos de estudantes representativos de duas instituições de ensino, assimilaram e estão comprometidos com os conceitos e práticas orientadas na perspectiva agroecológica, bem como, se o projeto político pedagógico, nos quais estes estudantes estão inseridos, contribui para transformar sua visão de mundo, em direção a práticas produtivas não agressivas ao ambiente e à sociedade. Percebeu-se que a ação educativa desenvolvida pela EFA de Vinhático através da Pedagogia da Alternância é bastante diferenciada em relação ao IFES e que o processo educativo pautado na alternância tende a dotar seus estudantes de uma visão de mundo mais crítica quanto aos processos produtivos convencionais, e ao mesmo tempo, destaca-se o papel dos sujeitos na construção de alternativas tecnológicas e organizativas que superem as desigualdades sociais e a degradação ambiental.Ribas, Clarilton Edzard Davoine CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaMota, Vitor Pereira2012-10-25T10:47:13Z2012-10-25T10:47:13Z2012-10-25T10:47:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 p.| grafs.application/pdf290252http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T21:55:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94489Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T21:55:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conhecimento agroecológico
title A construção do conhecimento agroecológico
spellingShingle A construção do conhecimento agroecológico
Mota, Vitor Pereira
Agricultura
Agroecossistemas
Ecologia agricola
Educação
Ensino profissional
Projeto político-pedagógico
title_short A construção do conhecimento agroecológico
title_full A construção do conhecimento agroecológico
title_fullStr A construção do conhecimento agroecológico
title_full_unstemmed A construção do conhecimento agroecológico
title_sort A construção do conhecimento agroecológico
author Mota, Vitor Pereira
author_facet Mota, Vitor Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribas, Clarilton Edzard Davoine Cardoso
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Vitor Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Agroecossistemas
Ecologia agricola
Educação
Ensino profissional
Projeto político-pedagógico
topic Agricultura
Agroecossistemas
Ecologia agricola
Educação
Ensino profissional
Projeto político-pedagógico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T10:47:13Z
2012-10-25T10:47:13Z
2012-10-25T10:47:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 290252
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489
identifier_str_mv 290252
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 p.| grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652209918836736