Toda menina sonha em se tornar uma princesa: problematizações acerca da construção da feminilidade na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schutz, Alicia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196700
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling Toda menina sonha em se tornar uma princesa: problematizações acerca da construção da feminilidade na infânciaGêneroFeminilidadePrincesaInfânciaEscola de princesaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Gênero e identidade são construídos através de inúmeras práticas e aprendizagens, porém, existem um conjunto de regramentos que buscam aprisionar as diferentes possibilidades de se viver os gêneros e as sexualidades. Os padrões femininos se apresentam e se configuram em diferentes tempos em nossa sociedade e sua manutenção se dá através das repetições. No processo de construção de identidade, as crianças encontram diferentes estímulos para se conformarem nestes padrões, dentre eles, destaca-se aqui a presença das personagens de princesas, que se transformam em um referencial para a meninas, ou seja, são formadoras de identidades e detentoras de padrões heteronormativos. Seja como uma princesa! Comporta-se como menina! As figuras de princesas surgem massivamente na infância portando valores e inscrevendo modos de ser menina, assim, pode-se afirmar que estas são uma importante fonte para os conhecimentos de gênero entre as crianças, já que, pelo seu modo de comportar, por sua beleza e glamour, elas se transformam em um símbolo da feminilidade. A partir dessa influência, e dos padrões idealizados femininos, busca-se neste trabalho, apresentar e problematizar como se dão as construções de identidades e de gêneros, principalmente na infância. Sendo assim, analisa-se, aqui, a escola de princesas, como uma instituição conservadora e produtora de identidades normativas. Busca-se, também, trazer uma discussão, a partir da influência das mídias, com o foco nas personagens de princesas. Para isso, realizase uma breve exposição do grupo de princesas Disney, sendo estas classificadas como clássicas ou rebeldes, para exemplificar e discutir as nuances dessa separação, selecionou-se Cinderela e Merida. Para o desenvolvimento destas questões, o trabalho se configura numa escrita qualitativa, tendo como base bibliografias e teorias produzidas historicamente.Gender and identity are built through numerous practices and learning, however, there are a set of regulations that seek to imprison the different possibilities of living the genders and sexualities. The feminine patterns present themselves and are configured at different times in our society and their maintenance is through repetitions. In the process of identity construction, children find different stimuli to conform to these patterns, among them, the presence of the princess characters stands out, which become a reference for girls, that is, a form of identity and heteronormative patterns. Be like a princess! Behave like a girl! The figures of princesses emerge massively in childhood carrying values and inscribing ways of being girl, thus, it can be affirmed that these are an important source for the knowledge of gender among the children, since, by its way of behaving, by its beauty and glamor, they become a symbol of femininity. From this influence, and the idealized feminine patterns, we seek in this work, to present and to problematize how the constructions of identities and of genera, mainly in childhood, are given. Thus, the school of princesses is analyzed as a conservative institution and producer of normative identities. It also seeks to bring a discussion, from the influence of the media, to the focus on the characters of princesses. For this, a brief exposition of the group of Disney princesses is carried out, being these classified like classic or rebels, to exemplify and to discuss the nuances of this separation, Cinderella and Merida was selected. For the development of these questions, the work is configured in a qualitative writing, based on bibliographies and theories produced historically.Florianópolis, SCBello, Alexandre ToaldoUniversidade Federal de Santa CatarinaSchutz, Alicia2019-06-10T14:14:00Z2019-06-10T14:14:00Z2018-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196700porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T14:14:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196700Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-10T14:14:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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