Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980
Resumo: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2236-34592019000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
id UFSC_11c83608fb78040d1fd942450716821d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204980
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)Antonio Bandeira TrajanoAritméticaLivro escolarMétodo IntuitivoPedagogia prático-intuitivaDisponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2236-34592019000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=ptEste artigo apresenta resultados de pesquisas que foram sendo desenvolvidas desde a iniciação científica ao doutorado. Ao trafegar por tantos caminhos possíveis de pesquisas, sempre me sentir atraído pelo tema o ensino intuitivo de Aritmética em escolas primárias, durante o final do século XIX. Ao tomar para análise a trilogia aritmética de Antonio Bandeira Trajano - Aritmética Primária, Aritmética elementar ilustrada e Aritmética progressiva -, cheguei à uma clara evidência de que o Brasil apropriou dos Estados Unidos não só um modelo pedagógico - o ensino intuitivo de Aritmética -, mas também um modelo gráfico-editorial de livro escolar. Para além disso, as três obras aqui analisadas são testemunhas das primeiras tentativas de constituição de uma pedagogia da Aritmética em escolas primárias brasileiras, a qual denominei de pedagogia prático-intuitiva.História da Educação2020-03-27T20:27:08Z2020-03-27T20:27:08Z2019-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A.. Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-41, 2019.1414-3518https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:27:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204980Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:27:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
title Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
spellingShingle Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
Oliveira, Marcus Aldenisson de
Antonio Bandeira Trajano
Aritmética
Livro escolar
Método Intuitivo
Pedagogia prático-intuitiva
title_short Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
title_full Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
title_fullStr Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
title_full_unstemmed Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
title_sort Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
author Oliveira, Marcus Aldenisson de
author_facet Oliveira, Marcus Aldenisson de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcus Aldenisson de
dc.subject.por.fl_str_mv Antonio Bandeira Trajano
Aritmética
Livro escolar
Método Intuitivo
Pedagogia prático-intuitiva
topic Antonio Bandeira Trajano
Aritmética
Livro escolar
Método Intuitivo
Pedagogia prático-intuitiva
description Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2236-34592019000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03
2020-03-27T20:27:08Z
2020-03-27T20:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, M. A.. Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-41, 2019.
1414-3518
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. A.. Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-41, 2019.
1414-3518
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação
publisher.none.fl_str_mv História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652014144454656