Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980 |
Resumo: | Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2236-34592019000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=pt |
id |
UFSC_11c83608fb78040d1fd942450716821d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204980 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX)Antonio Bandeira TrajanoAritméticaLivro escolarMétodo IntuitivoPedagogia prático-intuitivaDisponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2236-34592019000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=ptEste artigo apresenta resultados de pesquisas que foram sendo desenvolvidas desde a iniciação científica ao doutorado. Ao trafegar por tantos caminhos possíveis de pesquisas, sempre me sentir atraído pelo tema o ensino intuitivo de Aritmética em escolas primárias, durante o final do século XIX. Ao tomar para análise a trilogia aritmética de Antonio Bandeira Trajano - Aritmética Primária, Aritmética elementar ilustrada e Aritmética progressiva -, cheguei à uma clara evidência de que o Brasil apropriou dos Estados Unidos não só um modelo pedagógico - o ensino intuitivo de Aritmética -, mas também um modelo gráfico-editorial de livro escolar. Para além disso, as três obras aqui analisadas são testemunhas das primeiras tentativas de constituição de uma pedagogia da Aritmética em escolas primárias brasileiras, a qual denominei de pedagogia prático-intuitiva.História da Educação2020-03-27T20:27:08Z2020-03-27T20:27:08Z2019-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A.. Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-41, 2019.1414-3518https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:27:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204980Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:27:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) |
title |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) |
spellingShingle |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) Oliveira, Marcus Aldenisson de Antonio Bandeira Trajano Aritmética Livro escolar Método Intuitivo Pedagogia prático-intuitiva |
title_short |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) |
title_full |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) |
title_fullStr |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) |
title_full_unstemmed |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) |
title_sort |
Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX) |
author |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_facet |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antonio Bandeira Trajano Aritmética Livro escolar Método Intuitivo Pedagogia prático-intuitiva |
topic |
Antonio Bandeira Trajano Aritmética Livro escolar Método Intuitivo Pedagogia prático-intuitiva |
description |
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2236-34592019000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=pt |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03 2020-03-27T20:27:08Z 2020-03-27T20:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-41, 2019. 1414-3518 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-41, 2019. 1414-3518 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652014144454656 |