Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loewen, Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181732
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
id UFSC_11f27fb9ddf017ae2b831501272f2116
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181732
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLoewen, EduardoFernandes, Christiane Wenck Nogueira2017-12-06T10:56:13Z2017-12-06T10:56:13Z2017-11-27https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181732TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Em um cenário onde a demanda por utilização do modal rodoviário é cada vez maior e seu impacto na infraestrutura de transporte, consequentemente, mais agravante, buscou-se a concessão de segmentos rodoviários para a iniciativa privada, visto a ineficiência do Governo em efetuar obras de melhoria e manutenção das principais rodovias do País. A remuneração destas empresas concessionárias, de modo a justificar os investimentos efetuados, de maneira quase que absoluta, se dá por meio da taxação dos usuários das rodovias por intermédio das praças de pedágio. Neste contexto, faz-se necessário estudos para determinar o correto número de praças, sua localização de instalação e o número de cabines para cobrança instaladas nestas estruturas, para que o sistema de arrecadação seja eficiente, sem ocasionar grande aumento nos valores de tarifa de pedágio, impactos nas comunidades lindeiras à rodovia, e ocasionar transtornos para os usuários quanto ao tamanho de filas e tempo de espera nas praças de pedágio. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de cálculos de iniquidade e eficiência, propostas de localização e o dimensionamento do número de cabines de cobrança para praças de pedágio na BR-101/SC trecho Sul. Os resultados obtidos refletem que, de acordo com a análise da iniquidade, devem ser instaladas três praças de pedágio para este segmento rodoviário. Além disso, os cálculos de dimensionamento sugerem a instalação de quatro cabines de cobrança eletrônica para cada praça examinada.In a scenario where the demand for road usage is increasing and its impact on the transport infrastructure is, consequently, aggravating, the concession of road segments for the private initiative was sought, since the Government inefficiency to improve and maintain the main highways in the country. The remuneration of these concessionary companies, in order to justify the investments, almost in an absolute way, occurs through the taxation of the users of the highways, through the toll plazas. In this context, studies are needed to determine the correct number of toll plazas, their location and the number of tollbooths installed in these structures, for the efficiency of the collection, without causing a big increase in toll rate values, impacts on the bordering communities, and causing inconvenience to users about queue size and waiting time in toll plazas. This work has the objective of applying calculations of iniquity and efficiency, location proposals and the dimensioning of the number of tollbooths for toll plazas in the BR-101 / SC Southern section. The results obtained reflect that, according to the analysis of iniquity, three toll plazas must be installed for this road segment. In addition, the sizing calculations suggest the installation of four electronic charging booths for each toll plazas examined.81 f.Joinville, SCPraças de PedágioCabines de CobrançaBR-101/SCLocalizaçãoIniquidadeLocationIniquityTollboothsToll plazasDeterminação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_EduardoLoewen.pdfTCC_EduardoLoewen.pdfTCCapplication/pdf2213574https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181732/1/TCC_EduardoLoewen.pdfbaac9d410d58c67c9c14865341453bdeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181732/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1817322017-12-06 08:56:13.673oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-06T10:56:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
title Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
spellingShingle Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
Loewen, Eduardo
Praças de Pedágio
Cabines de Cobrança
BR-101/SC
Localização
Iniquidade
Location
Iniquity
Tollbooths
Toll plazas
title_short Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
title_full Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
title_fullStr Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
title_full_unstemmed Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
title_sort Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
author Loewen, Eduardo
author_facet Loewen, Eduardo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Loewen, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Christiane Wenck Nogueira
contributor_str_mv Fernandes, Christiane Wenck Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Praças de Pedágio
Cabines de Cobrança
BR-101/SC
Localização
Iniquidade
Location
Iniquity
Tollbooths
Toll plazas
topic Praças de Pedágio
Cabines de Cobrança
BR-101/SC
Localização
Iniquidade
Location
Iniquity
Tollbooths
Toll plazas
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-06T10:56:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-06T10:56:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181732
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181732/1/TCC_EduardoLoewen.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181732/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv baac9d410d58c67c9c14865341453bde
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805153426440192