O ACESSO À UFSC À LUZ DA TEORIA DA GESTÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA DAS COTAS E DA EVASÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Maria Inês Nava
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Neto, Luís Moretto, Cunha, José Paulo Da, Vieira, Audi Luiz, Azevedo, Paola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/30818
Resumo: Este artigo analisa as cotas e a evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 2008.1 a 2010.2, após implementação do Programa de Ações Afirmativas (PAA). Foram estudadas as quatro categorias de acesso no vestibular: Classificação Geral, Escola Pública, Autodeclarados negros e Indígenas. A metodologia utilizada foi quantitativa e descritiva, em que se optou por estudo de caso, com pesquisa em base documental e bibliográfica. Para a fundamentação teórica buscou-se contextualizar a universidade sob a ótica da complexidade e da gestão social, com abordagens histórico/contextual das ações afirmativas no país e na UFSC. Com base nas premissas dos teóricos identificou-se a problematização da evasão e de outras variáveis correlacionadas. Como resultado, o estudo indicou que a ocorrência de evasão não é maior nas categorias de reservas pelas cotas. O PAA sinaliza uma leve redução das desigualdades sociais ao permitir o acesso de autodeclarados negros e alunos oriundos de escolas públicas ao ensino superior. Este processo progressivo de inclusão estabelece direções e define caminhos convergentes à Gestão Social, no âmbito da Universidade Pública, particularmente através da UFSC.
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