EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, AGDA SUEID ANDRADE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230231
Resumo: Este artigo analisa os reflexos (ou repercussões) da formação de professores egressos do curso de Geografia, EAD, no município da Camaçari-Ba, a luz da Teoria do Capital Humano. O referencial teórico utilizado apoia-se na Teoria do Capital Humano e na perspectiva do Desenvolvimento como Liberdade, entre outros, além da legislação pertinente e dados estatísticos oficiais. Os caminhos metodológicos percorridos consideraram pesquisa documental da legislação, bibliográfica e descritiva do fato social. O procedimento estratégico utilizado foi o método Estudo de Caso, único, exploratório, considerando o marco temporal de 2011 até 2020. O resultado da pesquisa revelou que mais de 80% dos diplomados permanecem no município ao término do curso, mais de 70% da turma tem como área de formação a educação e estão atuando no ensino médio, 38,9% dos diplomados obtiveram acréscimo no rendimento, destes diplomados, 95% têm uma visão de que o curso agregou para sua qualificação pessoal e profissional. Concluímos que o perfil dos diplomados em Licenciatura em Geografia, turma de 2011, ofertada pela Universidade do Estado da Bahia, EAD, confirmou o que trata a literatura recenseada, que reconhece a educação como parte significativa da economia, capaz de potencializar aspectos econômicos do desenvolvimento.
id UFSC_122d739a09fbd06283660a8fcb4bc119
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230231
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BAEste artigo analisa os reflexos (ou repercussões) da formação de professores egressos do curso de Geografia, EAD, no município da Camaçari-Ba, a luz da Teoria do Capital Humano. O referencial teórico utilizado apoia-se na Teoria do Capital Humano e na perspectiva do Desenvolvimento como Liberdade, entre outros, além da legislação pertinente e dados estatísticos oficiais. Os caminhos metodológicos percorridos consideraram pesquisa documental da legislação, bibliográfica e descritiva do fato social. O procedimento estratégico utilizado foi o método Estudo de Caso, único, exploratório, considerando o marco temporal de 2011 até 2020. O resultado da pesquisa revelou que mais de 80% dos diplomados permanecem no município ao término do curso, mais de 70% da turma tem como área de formação a educação e estão atuando no ensino médio, 38,9% dos diplomados obtiveram acréscimo no rendimento, destes diplomados, 95% têm uma visão de que o curso agregou para sua qualificação pessoal e profissional. Concluímos que o perfil dos diplomados em Licenciatura em Geografia, turma de 2011, ofertada pela Universidade do Estado da Bahia, EAD, confirmou o que trata a literatura recenseada, que reconhece a educação como parte significativa da economia, capaz de potencializar aspectos econômicos do desenvolvimento.INPEAU/UFSC2021-12-03T16:26:06Z2021-12-03T16:26:06Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230231MAGALHÃES, AGDA SUEID ANDRADEBARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T16:26:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T16:26:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
MAGALHÃES, AGDA SUEID ANDRADE
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNEB PARA O MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BA
author MAGALHÃES, AGDA SUEID ANDRADE
author_facet MAGALHÃES, AGDA SUEID ANDRADE
BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE
author_role author
author2 BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, AGDA SUEID ANDRADE
BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE
description Este artigo analisa os reflexos (ou repercussões) da formação de professores egressos do curso de Geografia, EAD, no município da Camaçari-Ba, a luz da Teoria do Capital Humano. O referencial teórico utilizado apoia-se na Teoria do Capital Humano e na perspectiva do Desenvolvimento como Liberdade, entre outros, além da legislação pertinente e dados estatísticos oficiais. Os caminhos metodológicos percorridos consideraram pesquisa documental da legislação, bibliográfica e descritiva do fato social. O procedimento estratégico utilizado foi o método Estudo de Caso, único, exploratório, considerando o marco temporal de 2011 até 2020. O resultado da pesquisa revelou que mais de 80% dos diplomados permanecem no município ao término do curso, mais de 70% da turma tem como área de formação a educação e estão atuando no ensino médio, 38,9% dos diplomados obtiveram acréscimo no rendimento, destes diplomados, 95% têm uma visão de que o curso agregou para sua qualificação pessoal e profissional. Concluímos que o perfil dos diplomados em Licenciatura em Geografia, turma de 2011, ofertada pela Universidade do Estado da Bahia, EAD, confirmou o que trata a literatura recenseada, que reconhece a educação como parte significativa da economia, capaz de potencializar aspectos econômicos do desenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T16:26:06Z
2021-12-03T16:26:06Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230231
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652336869933056