Validação de um modelo conceitual de transporte de sedimentos através de dados de sonografia e batimetria na região da desembocadura da Baía da Babitonga, Santa Catarina, Brasil.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252428 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemática, Oceanografia. |
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Validação de um modelo conceitual de transporte de sedimentos através de dados de sonografia e batimetria na região da desembocadura da Baía da Babitonga, Santa Catarina, Brasil.Sonar de Varredura Lateral; Batimetria; Formas de leito; Transporte de sedimento.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemática, Oceanografia.O presente trabalho apresenta a análise de validação de um modelo conceitual de transporte de sedimento através de dados de batimetria e sonografia, identificando as formas de leito e sua respectiva direção de migração na região da desembocadura da baía da Babitonga ao Norte do estado de Santa Catarina, Brasil. Para isto, foi realizado o processamento de dados secundários de batimetria monofeixe e multifeixe e dados sonográficos, coletados em 2019 e 2022. O processamento e análise dos dados batimétricos foram feitas no software HYPACK2017, e de sonografia no SonarWiz7 ® e os mapas de interpolação e mosaicos no software ArcGis®. Como resultado identificou-se profundidades que variaram de 1 e 26 metros. As formas de leito na entrada do canal variaram de megaondulações simétricas, assimétricas e compostas relacionadas com o predomínio de correntes de vazante e ondulações. Marcas onduladas sinuosas e lunares foram identificadas também, associadas diretamente com o movimento orbital da onda e a diminuição da profundidade. As direções das feições migraram ao longo da costa leste, de sul para norte. Ao chegar na desembocadura da baía, parte se direciona sentido norte e outra entra para dentro do canal, ou sentido baixio de vazante. O transporte de sedimento que ocorre para o banco de vazante é direcionado para a praia de Itapoá, onde ocorre uma inversão no sentido, parte direciona-se para o canal e outra ao norte, porém algumas alterações no sentido do transporte foram identificadas, mas não deixou-se de validar o modelo conceitual de transporte de sedimento.Florianópolis, SC.Klein, Antonio Henrique da FontouraUniversidade Federal de Santa Catarina.Couto, Hillary Wons2023-12-05T00:59:17Z2023-12-05T00:59:17Z2023-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252428Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-05T00:59:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252428Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-05T00:59:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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