LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Raquel Silvano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Bianca Nicole Fernandes da, FEDERISSIS, Inaiê da Silva, APOLINÁRIO, Ricardo Naoki Nakada, LINHARES, Sarah Ellen Nardino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199404
Resumo: O desenvolvimento linguístico-cultural, o respeito e a valorização do adolescente em situação de vulnerabilidade social é o princípio norteador do projeto de extensão “Oficina linguístico-cultural na EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”, o qual tem sido executado por uma docente e quatro acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Inglês, desde o mês de março de 2018, no campus de Apucarana. A EDHUCCA é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve várias ações com famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, dentre as quais, destaca-se o projeto de sociabilização infanto-juvenil. Inserido neste contexto, o objetivo geral de nosso projeto é promover uma oficina semanal, de apoio escolar, quanto ao conhecimento sistêmico/gramatical, leitura, produção escrita e oralidade da língua inglesa para a sociabilização de adolescentes atendidos pela EDHUCCA. Dado o contexto de exclusão/inclusão social dos 10 adolescentes, atualmente participantes do projeto, a metodologia de trabalho adotada para o ensino da língua inglesa na oficina ancora-se na perspectiva de ensino e aprendizagem da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual organiza didaticamente a transposição didática dos conteúdos linguístico-culturais em cinco etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Assim, esperamos que os adolescentes do projeto apropriem-se do que é socialmente necessário para formá-los cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade. Com o desenvolvimento dessa ação extensionista, almejamos contribuir para a formação linguístico-cultural e cidadã dos adolescentes, bem como para a educação profissional de professores de língua inglesa em formação inicial, permitindo-lhes uma experiência da docência no âmbito da educação não formal. Por fim, entendemos que o contexto do projeto e as atividades desenvolvidas constituem-se como um lócus de investigação significativo para a produção de novos conhecimentos acerca do ensino-aprendizagem de línguas.
id UFSC_124bcb241ee6223ddabf6ab3b717de4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199404
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”sociabilizaçãolíngua inglesavulnerabilidade socialO desenvolvimento linguístico-cultural, o respeito e a valorização do adolescente em situação de vulnerabilidade social é o princípio norteador do projeto de extensão “Oficina linguístico-cultural na EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”, o qual tem sido executado por uma docente e quatro acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Inglês, desde o mês de março de 2018, no campus de Apucarana. A EDHUCCA é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve várias ações com famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, dentre as quais, destaca-se o projeto de sociabilização infanto-juvenil. Inserido neste contexto, o objetivo geral de nosso projeto é promover uma oficina semanal, de apoio escolar, quanto ao conhecimento sistêmico/gramatical, leitura, produção escrita e oralidade da língua inglesa para a sociabilização de adolescentes atendidos pela EDHUCCA. Dado o contexto de exclusão/inclusão social dos 10 adolescentes, atualmente participantes do projeto, a metodologia de trabalho adotada para o ensino da língua inglesa na oficina ancora-se na perspectiva de ensino e aprendizagem da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual organiza didaticamente a transposição didática dos conteúdos linguístico-culturais em cinco etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Assim, esperamos que os adolescentes do projeto apropriem-se do que é socialmente necessário para formá-los cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade. Com o desenvolvimento dessa ação extensionista, almejamos contribuir para a formação linguístico-cultural e cidadã dos adolescentes, bem como para a educação profissional de professores de língua inglesa em formação inicial, permitindo-lhes uma experiência da docência no âmbito da educação não formal. Por fim, entendemos que o contexto do projeto e as atividades desenvolvidas constituem-se como um lócus de investigação significativo para a produção de novos conhecimentos acerca do ensino-aprendizagem de línguas.2019-07-29T01:01:56Z2019-07-29T01:01:56Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199404ALMEIDA, Raquel SilvanoSILVA, Bianca Nicole Fernandes daFEDERISSIS, Inaiê da SilvaAPOLINÁRIO, Ricardo Naoki NakadaLINHARES, Sarah Ellen Nardinoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-29T01:01:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-29T01:01:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
title LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
spellingShingle LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
ALMEIDA, Raquel Silvano
sociabilização
língua inglesa
vulnerabilidade social
title_short LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
title_full LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
title_fullStr LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
title_full_unstemmed LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
title_sort LÍNGUA INGLESA E SOCIABILIZAÇÃO JUVENIL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE UNESPAR E EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”
author ALMEIDA, Raquel Silvano
author_facet ALMEIDA, Raquel Silvano
SILVA, Bianca Nicole Fernandes da
FEDERISSIS, Inaiê da Silva
APOLINÁRIO, Ricardo Naoki Nakada
LINHARES, Sarah Ellen Nardino
author_role author
author2 SILVA, Bianca Nicole Fernandes da
FEDERISSIS, Inaiê da Silva
APOLINÁRIO, Ricardo Naoki Nakada
LINHARES, Sarah Ellen Nardino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Raquel Silvano
SILVA, Bianca Nicole Fernandes da
FEDERISSIS, Inaiê da Silva
APOLINÁRIO, Ricardo Naoki Nakada
LINHARES, Sarah Ellen Nardino
dc.subject.por.fl_str_mv sociabilização
língua inglesa
vulnerabilidade social
topic sociabilização
língua inglesa
vulnerabilidade social
description O desenvolvimento linguístico-cultural, o respeito e a valorização do adolescente em situação de vulnerabilidade social é o princípio norteador do projeto de extensão “Oficina linguístico-cultural na EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano “Casa do Caminho”, o qual tem sido executado por uma docente e quatro acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Inglês, desde o mês de março de 2018, no campus de Apucarana. A EDHUCCA é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve várias ações com famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, dentre as quais, destaca-se o projeto de sociabilização infanto-juvenil. Inserido neste contexto, o objetivo geral de nosso projeto é promover uma oficina semanal, de apoio escolar, quanto ao conhecimento sistêmico/gramatical, leitura, produção escrita e oralidade da língua inglesa para a sociabilização de adolescentes atendidos pela EDHUCCA. Dado o contexto de exclusão/inclusão social dos 10 adolescentes, atualmente participantes do projeto, a metodologia de trabalho adotada para o ensino da língua inglesa na oficina ancora-se na perspectiva de ensino e aprendizagem da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual organiza didaticamente a transposição didática dos conteúdos linguístico-culturais em cinco etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Assim, esperamos que os adolescentes do projeto apropriem-se do que é socialmente necessário para formá-los cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade. Com o desenvolvimento dessa ação extensionista, almejamos contribuir para a formação linguístico-cultural e cidadã dos adolescentes, bem como para a educação profissional de professores de língua inglesa em formação inicial, permitindo-lhes uma experiência da docência no âmbito da educação não formal. Por fim, entendemos que o contexto do projeto e as atividades desenvolvidas constituem-se como um lócus de investigação significativo para a produção de novos conhecimentos acerca do ensino-aprendizagem de línguas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29T01:01:56Z
2019-07-29T01:01:56Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199404
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652399297953792