UNIVERSIDADE DE FRONTEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE, PARA ALÉM DOS MUROS DO TERRITÓRIO NACIONAL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132182 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar uma perspectiva do ensino superior brasileiro na contemporaneidade, para além dos muros do território nacional, por intermédio de fontes bibliográficas. Os resultados alcançados evidenciaram que o intercâmbio cultural não só capacita, mas também permite observando o mundo sob nova ótica, aprimora o currículo do indivíduo e facilita sua inserção no mercado de trabalho por meio da vivência deste em outra cultura. Dessa forma, foi possível concluir que em meio a democratização do ensino viabilizado pelo governo, o intercambio demonstra-se como uma importante ferramenta para manter o jovem competitivo no mercado de trabalho. O intercâmbio é praticado por pessoas das mais diversificadas idades, classes sociais, etc. Apesar de ser uma atividade ainda com custo um tanto elevado, a elaboração de diversos programas, sobretudo por parte de universidades, tanto do setor público quanto da iniciativa privada, tem viabilizado essa realidade. |
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