Guia para o uso de modelos construídos com impressoras 3D no âmbito formal e não formal no ensino de astronomia do sistema solar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Diogenes Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215459
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBecker, Diogenes AntunesBorges, Bernardo Walmott2020-10-21T21:16:49Z2020-10-21T21:16:49Z2019368326https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215459Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.O produto educacional gerado nesta dissertação consiste em duas sequências didáticas que envolvem o uso de impressão 3D no ensino de Astronomia de Pequenos Corpos do Sistema Solar. São modelos de Pequenos Corpos do Sistema Solar (PCSS), mais especificamente aqueles classificados como asteroides, que foram construídos com impressora 3D e utilizados no Ensino de Astronomia. Adjacente às estratégias didáticas desenvolvemos um guia que revela o atual estado da arte da impressão 3D e fornece aporte teórico em astronomia completando a profusão de conhecimentos necessários ao docente para a aplicação dos projetos sugestionados. Nas sequências fizemos uso de modelos e da modelização no Ensino de Ciências, incluindo a construção de um aparato experimental. Os modelos foram utilizados para abordar questões como: ocultações estelares para determinação de geometria, existência de atmosfera ou de anéis; medição da luz refletida (fotometria) para determinação da forma; diversidade de tamanhos e formas de asteroides; e risco representado por Asteroides Próximos à Terra (ou NEAs, da sigla em inglês).Abstract: The educational product generated in this dissertation consists of two didactic sequences that involve the use of 3D printing in the teaching of Astronomy of Small Bodies of the Solar System. They are models of Small Bodies of the Solar System (SBSS), more specifically those classified as asteroids, which were constructed with 3D printer and used in the Teaching of Astronomy. Adjacent to the didactic strategies we developed a guide that reveals the current state of the art of 3D printing and provides a theoretical contribution in astronomy, completing the profusion of knowledge necessary for the teacher to apply the suggested projects. In the sequence we made use of models and modeling in the Teaching of Sciences, including the construction of an experimental apparatus. The models were used to address issues such as: stellar occultations for determination of geometry, existence of atmosphere or rings; measurement of reflected light (photometry) for shape determination; diversity of asteroid shapes and sizes; and risk represented by Near-Earth Asteroids (or NEAs).129 p.| il., gráfs.porFísicaAstronomiaImpressão em três dimensõesGuia para o uso de modelos construídos com impressoras 3D no âmbito formal e não formal no ensino de astronomia do sistema solarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPEF-A0020-D.pdfPPEF-A0020-D.pdfapplication/pdf4318759https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215459/-1/PPEF-A0020-D.pdf38984daf365e84487b21760f62708e95MD5-1123456789/2154592020-10-21 18:16:49.298oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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