A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slongo, Ione Ines Pinsson
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_12b87505ca782a26c5a4fbc5403386ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88012
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertaçõesEducaçãoBiologiaEstudo e ensinoBiologiaPesquisaBiologiaTesesEpistemologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta tese analisa a produção acadêmica em Ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação, no período entre 1972 a 2000. Inicialmente apresentam-se as características gerais de 130 textos de teses e dissertações identificados através do Catálogo Analítico de teses e dissertações, bem como por meio dos resumos avulsos, obtidos através do CEDOC-UNICAMP, com destaque para: ano de defesa, autor, orientador, instituição onde o estudo foi desenvolvido, titulação acadêmica e nível de ensino priorizado. Os dados apontam um crescimento surpreendente da área, principalmente na década de 90. Num segundo momento, o estudo considera de modo particular 77 pesquisas, com as quais se realizou uma análise histórico-epistemológica. Levaram-se em conta pesquisas que investigaram teses e dissertações em Educação, em Educação Matemática e em Ensino de Ciências, as quais forneceram subsídios para a construção de um referencial analítico para os trabalhos sobre Ensino de Biologia, fundamentado na epistemologia de Fleck (1986), mais especificamente nas categorias "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento", "circulação intracoletiva e intercoletiva de pensamento". A explicitação do conteúdo das teses e dissertações, objeto desta tese, sobretudo dos problemas investigados, referenciais teóricos de apoio e procedimentos metodológicos adotados, permitiu apresentar e argumentar que ao longo do período estudado diferentes perspectivas, principalmente de ordem epistemológica e educacional, balizaram a produção acadêmica em Ensino de Biologia. A análise permitiu localizar e caracterizar transformações ocorridas em vários pressupostos que fundamentam as investigações realizadas ao longo das três décadas consideradas. Evidencia-se que a área transitou de uma pesquisa centrada em problemas que emergem exclusivamente das atividades organizadas a fim de subsidiar ações docentes e enfrentadas a partir de uma perspectiva empirista-positivista, para uma pesquisa cujos problemas levam em conta tanto as atividades docentes como as dos alunos, mas tendo como pressupostos epistemológicos concepções não-empiristas, das quais emerge uma concepção de sujeito # cientistas, professores, alunos e pesquisadores em Ensino de Biologia #, cuja característica mais marcante é a de ser não apenas ativo, mas sobretudo não-neutro. Argumenta-se, com base nas premissas fleckianas, que os grupos de pesquisadores em Ensino de Biologia podem ser compreendidos como constituindo coletivos de pensamento que compartilham premissas epistemológicas, educacionais e metodológicas que se transformaram à medida que a área de Ensino de Biologia vai se constituindo. Conclui-se que atualmente os problemas investigados pela área são definidos e enfrentados tendo como premissas basicamente as concepções compartilhadas por dois coletivos de pensamentos.Florianópolis, SCDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaSlongo, Ione Ines Pinsson2012-10-22T04:45:31Z2012-10-22T04:45:31Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205538http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:46:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88012Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:46:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
title A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
spellingShingle A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
Slongo, Ione Ines Pinsson
Educação
Biologia
Estudo e ensino
Biologia
Pesquisa
Biologia
Teses
Epistemologia
title_short A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
title_full A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
title_fullStr A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
title_full_unstemmed A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
title_sort A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
author Slongo, Ione Ines Pinsson
author_facet Slongo, Ione Ines Pinsson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delizoicov, Demetrio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Slongo, Ione Ines Pinsson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Biologia
Estudo e ensino
Biologia
Pesquisa
Biologia
Teses
Epistemologia
topic Educação
Biologia
Estudo e ensino
Biologia
Pesquisa
Biologia
Teses
Epistemologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T04:45:31Z
2012-10-22T04:45:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 205538
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012
identifier_str_mv 205538
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651939101016064