A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_12b87505ca782a26c5a4fbc5403386ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88012 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertaçõesEducaçãoBiologiaEstudo e ensinoBiologiaPesquisaBiologiaTesesEpistemologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta tese analisa a produção acadêmica em Ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação, no período entre 1972 a 2000. Inicialmente apresentam-se as características gerais de 130 textos de teses e dissertações identificados através do Catálogo Analítico de teses e dissertações, bem como por meio dos resumos avulsos, obtidos através do CEDOC-UNICAMP, com destaque para: ano de defesa, autor, orientador, instituição onde o estudo foi desenvolvido, titulação acadêmica e nível de ensino priorizado. Os dados apontam um crescimento surpreendente da área, principalmente na década de 90. Num segundo momento, o estudo considera de modo particular 77 pesquisas, com as quais se realizou uma análise histórico-epistemológica. Levaram-se em conta pesquisas que investigaram teses e dissertações em Educação, em Educação Matemática e em Ensino de Ciências, as quais forneceram subsídios para a construção de um referencial analítico para os trabalhos sobre Ensino de Biologia, fundamentado na epistemologia de Fleck (1986), mais especificamente nas categorias "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento", "circulação intracoletiva e intercoletiva de pensamento". A explicitação do conteúdo das teses e dissertações, objeto desta tese, sobretudo dos problemas investigados, referenciais teóricos de apoio e procedimentos metodológicos adotados, permitiu apresentar e argumentar que ao longo do período estudado diferentes perspectivas, principalmente de ordem epistemológica e educacional, balizaram a produção acadêmica em Ensino de Biologia. A análise permitiu localizar e caracterizar transformações ocorridas em vários pressupostos que fundamentam as investigações realizadas ao longo das três décadas consideradas. Evidencia-se que a área transitou de uma pesquisa centrada em problemas que emergem exclusivamente das atividades organizadas a fim de subsidiar ações docentes e enfrentadas a partir de uma perspectiva empirista-positivista, para uma pesquisa cujos problemas levam em conta tanto as atividades docentes como as dos alunos, mas tendo como pressupostos epistemológicos concepções não-empiristas, das quais emerge uma concepção de sujeito # cientistas, professores, alunos e pesquisadores em Ensino de Biologia #, cuja característica mais marcante é a de ser não apenas ativo, mas sobretudo não-neutro. Argumenta-se, com base nas premissas fleckianas, que os grupos de pesquisadores em Ensino de Biologia podem ser compreendidos como constituindo coletivos de pensamento que compartilham premissas epistemológicas, educacionais e metodológicas que se transformaram à medida que a área de Ensino de Biologia vai se constituindo. Conclui-se que atualmente os problemas investigados pela área são definidos e enfrentados tendo como premissas basicamente as concepções compartilhadas por dois coletivos de pensamentos.Florianópolis, SCDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaSlongo, Ione Ines Pinsson2012-10-22T04:45:31Z2012-10-22T04:45:31Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205538http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:46:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88012Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:46:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações |
title |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações |
spellingShingle |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações Slongo, Ione Ines Pinsson Educação Biologia Estudo e ensino Biologia Pesquisa Biologia Teses Epistemologia |
title_short |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações |
title_full |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações |
title_fullStr |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações |
title_full_unstemmed |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações |
title_sort |
A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações |
author |
Slongo, Ione Ines Pinsson |
author_facet |
Slongo, Ione Ines Pinsson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delizoicov, Demetrio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Slongo, Ione Ines Pinsson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Biologia Estudo e ensino Biologia Pesquisa Biologia Teses Epistemologia |
topic |
Educação Biologia Estudo e ensino Biologia Pesquisa Biologia Teses Epistemologia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T04:45:31Z 2012-10-22T04:45:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
205538 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012 |
identifier_str_mv |
205538 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651939101016064 |