SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97651 |
Resumo: | Entendendo o processo de autoavaliação como um dos componentes chave do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetiva-se com este artigo identificar e discutir os entraves que dificultam a sua execução no contexto IES. O suporte teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de gestão em IES, na teoria estratégica em organizações e sistemas complexos. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de IES no contexto nacional, na legislação concernente ao SINAES, aos documentos produzidos pelo INEP e CONAES, assim como a estudos voltados a execução da estratégia. Utiliza-se para a abordagem do problema a técnica qualitativa, sendo que os objetivos de estudo são desenvolvidos por meio de uma pesquisa explicativa e a estratégia da pesquisa é de caráter bibliográfico. Há indicativos de que, de forma equivalente a outras organizações, as barreiras para execução da autoavaliação de forma efetiva em IES, estão vinculados a falta de elementos como: uma liderança atuante, persistente com atitudes para as mudanças essenciais na cultura destas organizações; capacitação que crie um ambiente mais receptivo às novas mudanças; programas que incentivem o envolvimento dos funcionários; sistemas e mecanismos de gestão estratégica e processos alinhados a estratégia institucional. |
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SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IESEntendendo o processo de autoavaliação como um dos componentes chave do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetiva-se com este artigo identificar e discutir os entraves que dificultam a sua execução no contexto IES. O suporte teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de gestão em IES, na teoria estratégica em organizações e sistemas complexos. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de IES no contexto nacional, na legislação concernente ao SINAES, aos documentos produzidos pelo INEP e CONAES, assim como a estudos voltados a execução da estratégia. Utiliza-se para a abordagem do problema a técnica qualitativa, sendo que os objetivos de estudo são desenvolvidos por meio de uma pesquisa explicativa e a estratégia da pesquisa é de caráter bibliográfico. Há indicativos de que, de forma equivalente a outras organizações, as barreiras para execução da autoavaliação de forma efetiva em IES, estão vinculados a falta de elementos como: uma liderança atuante, persistente com atitudes para as mudanças essenciais na cultura destas organizações; capacitação que crie um ambiente mais receptivo às novas mudanças; programas que incentivem o envolvimento dos funcionários; sistemas e mecanismos de gestão estratégica e processos alinhados a estratégia institucional.INPEAU2012-12-07T16:38:04Z2012-12-07T16:38:04Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97651Lima, Mauricio Andrade deMeyer Jr., VictorLima, Marcus Vinicius Andrade deLima, Carlos Rogério Montenegro deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-07T13:45:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97651Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-07T13:45:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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