SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mauricio Andrade de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Meyer Jr., Victor, Lima, Marcus Vinicius Andrade de, Lima, Carlos Rogério Montenegro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97651
Resumo: Entendendo o processo de autoavaliação como um dos componentes chave do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetiva-se com este artigo identificar e discutir os entraves que dificultam a sua execução no contexto IES. O suporte teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de gestão em IES, na teoria estratégica em organizações e sistemas complexos. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de IES no contexto nacional, na legislação concernente ao SINAES, aos documentos produzidos pelo INEP e CONAES, assim como a estudos voltados a execução da estratégia. Utiliza-se para a abordagem do problema a técnica qualitativa, sendo que os objetivos de estudo são desenvolvidos por meio de uma pesquisa explicativa e a estratégia da pesquisa é de caráter bibliográfico. Há indicativos de que, de forma equivalente a outras organizações, as barreiras para execução da autoavaliação de forma efetiva em IES, estão vinculados a falta de elementos como: uma liderança atuante, persistente com atitudes para as mudanças essenciais na cultura destas organizações; capacitação que crie um ambiente mais receptivo às novas mudanças; programas que incentivem o envolvimento dos funcionários; sistemas e mecanismos de gestão estratégica e processos alinhados a estratégia institucional.
id UFSC_1319051a0868f32ab52e8b40931fff4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97651
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IESEntendendo o processo de autoavaliação como um dos componentes chave do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetiva-se com este artigo identificar e discutir os entraves que dificultam a sua execução no contexto IES. O suporte teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de gestão em IES, na teoria estratégica em organizações e sistemas complexos. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de IES no contexto nacional, na legislação concernente ao SINAES, aos documentos produzidos pelo INEP e CONAES, assim como a estudos voltados a execução da estratégia. Utiliza-se para a abordagem do problema a técnica qualitativa, sendo que os objetivos de estudo são desenvolvidos por meio de uma pesquisa explicativa e a estratégia da pesquisa é de caráter bibliográfico. Há indicativos de que, de forma equivalente a outras organizações, as barreiras para execução da autoavaliação de forma efetiva em IES, estão vinculados a falta de elementos como: uma liderança atuante, persistente com atitudes para as mudanças essenciais na cultura destas organizações; capacitação que crie um ambiente mais receptivo às novas mudanças; programas que incentivem o envolvimento dos funcionários; sistemas e mecanismos de gestão estratégica e processos alinhados a estratégia institucional.INPEAU2012-12-07T16:38:04Z2012-12-07T16:38:04Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97651Lima, Mauricio Andrade deMeyer Jr., VictorLima, Marcus Vinicius Andrade deLima, Carlos Rogério Montenegro deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-07T13:45:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97651Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-07T13:45:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
title SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
spellingShingle SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
Lima, Mauricio Andrade de
title_short SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
title_full SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
title_fullStr SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
title_full_unstemmed SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
title_sort SINAES: UM ALERTA SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES
author Lima, Mauricio Andrade de
author_facet Lima, Mauricio Andrade de
Meyer Jr., Victor
Lima, Marcus Vinicius Andrade de
Lima, Carlos Rogério Montenegro de
author_role author
author2 Meyer Jr., Victor
Lima, Marcus Vinicius Andrade de
Lima, Carlos Rogério Montenegro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mauricio Andrade de
Meyer Jr., Victor
Lima, Marcus Vinicius Andrade de
Lima, Carlos Rogério Montenegro de
description Entendendo o processo de autoavaliação como um dos componentes chave do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetiva-se com este artigo identificar e discutir os entraves que dificultam a sua execução no contexto IES. O suporte teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de gestão em IES, na teoria estratégica em organizações e sistemas complexos. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de IES no contexto nacional, na legislação concernente ao SINAES, aos documentos produzidos pelo INEP e CONAES, assim como a estudos voltados a execução da estratégia. Utiliza-se para a abordagem do problema a técnica qualitativa, sendo que os objetivos de estudo são desenvolvidos por meio de uma pesquisa explicativa e a estratégia da pesquisa é de caráter bibliográfico. Há indicativos de que, de forma equivalente a outras organizações, as barreiras para execução da autoavaliação de forma efetiva em IES, estão vinculados a falta de elementos como: uma liderança atuante, persistente com atitudes para as mudanças essenciais na cultura destas organizações; capacitação que crie um ambiente mais receptivo às novas mudanças; programas que incentivem o envolvimento dos funcionários; sistemas e mecanismos de gestão estratégica e processos alinhados a estratégia institucional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T16:38:04Z
2012-12-07T16:38:04Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97651
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651939840262144