Representações sociais sobre o viver com tuberculose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sabrina da Silva de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88658
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
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spelling Representações sociais sobre o viver com tuberculoseEnfermagemTuberculoseRepresentações sociaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemTrata-se de um estudo qualitativo do tipo convergente assistencial, que teve como objetivos: Desenvolver uma proposta educativa com um grupo de pessoas com tuberculose visando a promoção de um viver mais saudável;Compreender as representações da tuberculose de pessoas atendidas em um serviço de referência de um município de Santa Catarina acerca de sua condição de saúde; Compreender como as pessoas com tuberculose constroem a experiência de viver com essa doença. Foi utilizada como referencial a teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici (1961). A coleta de dados ocorreu através de grupos de convivência e de entrevistas individuais com 25 pessoas com tuberculose integrantes de um Programa de Controle de Tuberculose. A análise das falas nos levou a compreender que há um tema central que expressa como representam a tuberculose: viver com tuberculose é sofrido. Esta representação está apoiada em três categorias: o tratamento é difícil, a tuberculose afasta as pessoas, a tuberculose muda a percepção de si. Podemos observar que as pessoas que fizeram parte do estudo elaboram suas representações segundo seu universo vivido e experimentado, tratando-se de um conhecimento prático do senso comum, que orienta suas ações de cuidado. As pessoas com tuberculose também sofrem preconceitos devido a doença e isto faz com que mantenham segredo do diagnóstico para evitarem sofrer discriminação social. Os achados do estudo oferecem subsídios para a construção de uma proposta educativa que considera a pessoa com tuberculose em seu ambiente físico e social, visando sua reinserção social.Florianópolis, SCSilva, Denise Maria Guerreiro Vieira daUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Sabrina da Silva de2012-10-22T12:06:54Z2012-10-22T12:06:54Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf232020http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88658porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T08:31:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88658Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T08:31:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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