Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16
id UFSC_136c1f8d6a0ec708e1865b95da31c502
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160845
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)Saberes geométricosEnsino primárioMétodo intuitivoEscola NovaMovimento da Matemática ModernaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16O texto sintetiza resultados de investigações históricas que vêm sendo desenvolvidos pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil. Apresenta uma narrativa sobre a trajetória de saberes geométricos presentes no ensino primário brasileiro delimitada pela primeira legislação sobre a instrução no Brasil de 1827 e a lei 5.962/71 que unifica os ensinos primário e secundário. As normatizações que regem o ensino primário, revistas pedagógicas, livros e manuais didáticos constituem as fontes de pesquisa cotejadas com os ideários de movimentos pedagógicos de âmbito internacional: escola tradicional, pedagogia moderna, pedagogia da esc ola nova e movimento da matemática moderna. Permanências e rupturas são identificadas e analisadas de modo a compreender o processo criativo da escola na constituição e transformação de saberes geométricos ao longo de aproximadamente cento e cinquenta anos. Conhecer e compreender a trajetória do processo de ensino de saberes geométricos nos anos iniciais, possibilita novas indagações e reflexões frente as recentes publicações sobre o ensino atual.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica2016-04-19T22:08:56Z2016-04-19T22:08:56Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:08:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160845Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:08:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
title Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
spellingShingle Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
Leme da Silva, Maria Célia
Saberes geométricos
Ensino primário
Método intuitivo
Escola Nova
Movimento da Matemática Moderna
title_short Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
title_full Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
title_fullStr Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
title_full_unstemmed Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
title_sort Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes geométricos
Ensino primário
Método intuitivo
Escola Nova
Movimento da Matemática Moderna
topic Saberes geométricos
Ensino primário
Método intuitivo
Escola Nova
Movimento da Matemática Moderna
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-19T22:08:56Z
2016-04-19T22:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283659943936