Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16 |
id |
UFSC_136c1f8d6a0ec708e1865b95da31c502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160845 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)Saberes geométricosEnsino primárioMétodo intuitivoEscola NovaMovimento da Matemática ModernaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16O texto sintetiza resultados de investigações históricas que vêm sendo desenvolvidos pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil. Apresenta uma narrativa sobre a trajetória de saberes geométricos presentes no ensino primário brasileiro delimitada pela primeira legislação sobre a instrução no Brasil de 1827 e a lei 5.962/71 que unifica os ensinos primário e secundário. As normatizações que regem o ensino primário, revistas pedagógicas, livros e manuais didáticos constituem as fontes de pesquisa cotejadas com os ideários de movimentos pedagógicos de âmbito internacional: escola tradicional, pedagogia moderna, pedagogia da esc ola nova e movimento da matemática moderna. Permanências e rupturas são identificadas e analisadas de modo a compreender o processo criativo da escola na constituição e transformação de saberes geométricos ao longo de aproximadamente cento e cinquenta anos. Conhecer e compreender a trajetória do processo de ensino de saberes geométricos nos anos iniciais, possibilita novas indagações e reflexões frente as recentes publicações sobre o ensino atual.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica2016-04-19T22:08:56Z2016-04-19T22:08:56Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:08:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160845Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:08:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
title |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
spellingShingle |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) Leme da Silva, Maria Célia Saberes geométricos Ensino primário Método intuitivo Escola Nova Movimento da Matemática Moderna |
title_short |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
title_full |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
title_fullStr |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
title_full_unstemmed |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
title_sort |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes geométricos Ensino primário Método intuitivo Escola Nova Movimento da Matemática Moderna |
topic |
Saberes geométricos Ensino primário Método intuitivo Escola Nova Movimento da Matemática Moderna |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-19T22:08:56Z 2016-04-19T22:08:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica |
publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652283659943936 |