Processo de transferência de tecnologia universidade - empresa: estudo de caso no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stipp, Gilmar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178721
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
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spelling Processo de transferência de tecnologia universidade - empresa: estudo de caso no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSCAdministraçãoTransferencia de tecnologiaInovaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.As relações entre universidade e sociedade, bem como o papel da universidade no contexto da sociedade do conhecimento e, especificamente, as mudanças na relação universidade-empresa, são temas relevantes a serem estudados. O objetivo principal desta dissertação é compreender o processo de Transferência de Tecnologia (TT) universidade-empresa (U-E) na percepção de pesquisadores do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, descritiva e aplicada, caracterizado como estudo de caso, que utiliza pesquisa bibliográfica e documental. A entrevista com docentes/pesquisadores do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC foi adotada como coleta de dados. A primeira parte da entrevista permitiu avaliar que, segundo o modelo de Carvalho e Cunha (2013), projetos de pesquisa desenvolvidos no MIP encontram-se no estágio Alfa de TT, porque têm caráter acadêmico e apresentam baixa interação com empresas. Como meio de TT, identificou-se que docentes/pesquisadores do MIP utilizam, predominantemente, publicações e, em menor medida, conferências, treinamentos e consultorias; poucos disseram que houve contratação, por parte de empresas, de estudantes que participaram de suas pesquisas; dois entrevistados disseram que tiveram pesquisa patrocinada por empresas, e nenhum caso de TT por meio de licenciamento de patentes ou formação de spin-off. Ainda, quatro dos dezesseis entrevistados contaram que realizaram pedido de patente, possibilitando a comercialização futura. Com base nas dificuldades encontradas pelos entrevistados para realizar TT, propõe-se que haja encontros entre pesquisadores e empresas; reformulação do site e capacitação de pessoas do NIT/UFSC; descentralização da gestão de inovação; diminuição da burocracia nos trâmites de aprovação de contratos/convênios de pesquisa; e reforço de cultura de inovação.<br>Abstract : Relations between university and society, as well as the university role in the context of the knowledge society and, more specifically, the changes in the university-industry relationship, are relevant topics to be studied. The main objective of this dissertation is to understand the process of university-industry (U-I) Technology Transfer (TT) in the perception of researchers of the Department of Microbiology, Immunology and Parasitology (MIP) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC ? Universidade Federal de Santa Catarina). It is a qualitative, descriptive and applied work, characterized as a case study, which considered bibliographical and documentary research. The interview with the faculty researchers of the MIP/UFSC was adopted as data collection. The first part of the interview allowed to evaluate that, according to the model proposed by Carvalho and Cunha (2013), research projects developed in the MIP department are in the Alpha stage of TT, that is due to the fact that they are mostly academic, showing a low interaction with companies. As a means of TT, it has been identified that the MIP faculty researchers predominantly use publications and, to a lesser extent, conferences, trainings and consultancies; few of them reported that students who participated in their research were hired by the companies two respondents said that they had their research sponsored by the company-, and there was no TT cases through patent licensing or spin-off training. Furthermore, four out of the sixteen interviewees reported that they applied for a patent registration, allowing the future commercialization. Based on the difficulties faced by interviewees on conducting TT, it is proposed the following: scheduling of meetings between researchers and companies; redesign of the website and training of human resources from the Technologic Innovation Center (NIT ? Núcleo de Inovação Tecnológica) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC); decentralization of the innovation management; reduction of bureaucracy in the process of contracts approval and/or research agreements; and reinforcement of the innovation culture.Tosta, Kelly Cristina Benetti TonaniUniversidade Federal de Santa CatarinaStipp, Gilmar2017-08-28T16:30:18Z2017-08-28T16:30:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf347198https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178721porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T16:30:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-28T16:30:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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