Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Camila Mendes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130387
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_139449a51554d7d548e58c36d2d1eb7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130387
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.hora atividadequalidade da educação: políticas públicasTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este trabalho é resultado das reflexões e pesquisas realizadas no curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. A pesquisa traz a inquietação presente na rotina da instituição escolar acerca da implementação da Hora Atividade na Rede Municipal de Educação de Florianópolis. O texto apresenta reflexões sobre o direito adquirido pelo magistério a fim de qualificar a educação infantil desse município, contrapondo os documentos norteadores com a realidade em lócus. O foco da pesquisa não está desqualificar o processo iniciado, mas destacar os caminhos traçados e como esta proposta de efetivação de um direito vem contribuindo para a qualidade da educação em seu sentido amplo, por meio do respeito de outros direitos que se entrecruzam a este. As análises foram escritas com base na legislação vigente, tais como a Lei Nacional do Piso e a lei municipal da Hora atividade, bem como nas orientações municipais para organização da proposta, juntamente com a coleta de dados por meio da observação da prática diária, das falas de supervisores e de questionário a um gestor. Para aprofundamento das análises, os dados foram interpretados com o apoio dos referenciais teóricos que fizeram parte do curso de especialização, principalmente os da disciplina de Políticas Públicas, bem como os já indicados para estudos de gestão políticas públicas, estão também no hall de referenciais, os autores como Farias Filho sobre qualidade da educação. Por meio desta investigação é possível perceber que mesmo o direito adquirido venha sem uma proposta de qualificação por parte do governo, ainda sim existe um esforço para que se garantam os direitos que permeiam a educação, bem como se percebe uma tentativa na organização do trabalho que permita uma real possibilidade de aproveitamento desse direito para gerir uma real qualidade.Florianópolis, SCNeiverth, ThaisaUniversidade Federal de Santa CatarinaJesus, Camila Mendes de2015-03-10T12:26:56Z2015-03-10T12:26:56Z2014-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130387porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-10T12:26:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130387Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-10T12:26:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
title Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
spellingShingle Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
Jesus, Camila Mendes de
hora atividade
qualidade da educação
: políticas públicas
title_short Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
title_full Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
title_fullStr Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
title_full_unstemmed Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
title_sort Políticas públicas para a educação infantil: a hora atividade em foco.
author Jesus, Camila Mendes de
author_facet Jesus, Camila Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neiverth, Thaisa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Camila Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv hora atividade
qualidade da educação
: políticas públicas
topic hora atividade
qualidade da educação
: políticas públicas
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-06
2015-03-10T12:26:56Z
2015-03-10T12:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130387
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652234400989184