EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131675 |
Resumo: | O presente paper é resultado de uma pesquisa do Grupo de Pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão no Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O artigo faz uma análise da leitura de dez projetos pedagógicos de Instituições de Ensino Superior do Brasil, das quais 05 (cinco públicas) e 05 (cinco) privadas, que se constitui em função de um referencial teórico centrado na perspectiva de compreender os desafios enfrentados pelas IES para empreenderem uma gestão acadêmica eficaz e transparente, no contexto do marco regulatório do INEP. Foram considerados também com a mesma intensidade os documentos lançados pelo INEP como subsídios para regular todas as avaliações das Instituições de Ensino Superior, quer seja do ponto de vista institucional, quer seja da avaliação de curso. A reflexão que nos ocupa constrói-se a partir de um trabalho de revisão bibliográfica e análise de dados, que toma dimensão à medida que comparamos os projetos pedagógicos implantados pelas IES no sentido de atender as demandas para a realização de uma gestão acadêmica eficiente e eficaz. Este trabalho vislumbra contribuir nesse sentido e, portanto ampliar o estudo nesta área, estimulando a reflexão de outros pesquisadores. |
id |
UFSC_139881e832a69310d292ad220360c6c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131675 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MECGestão Acadêmica, Avaliação no Ensino Superior.O presente paper é resultado de uma pesquisa do Grupo de Pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão no Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O artigo faz uma análise da leitura de dez projetos pedagógicos de Instituições de Ensino Superior do Brasil, das quais 05 (cinco públicas) e 05 (cinco) privadas, que se constitui em função de um referencial teórico centrado na perspectiva de compreender os desafios enfrentados pelas IES para empreenderem uma gestão acadêmica eficaz e transparente, no contexto do marco regulatório do INEP. Foram considerados também com a mesma intensidade os documentos lançados pelo INEP como subsídios para regular todas as avaliações das Instituições de Ensino Superior, quer seja do ponto de vista institucional, quer seja da avaliação de curso. A reflexão que nos ocupa constrói-se a partir de um trabalho de revisão bibliográfica e análise de dados, que toma dimensão à medida que comparamos os projetos pedagógicos implantados pelas IES no sentido de atender as demandas para a realização de uma gestão acadêmica eficiente e eficaz. Este trabalho vislumbra contribuir nesse sentido e, portanto ampliar o estudo nesta área, estimulando a reflexão de outros pesquisadores.INPEAU2015-04-06T12:52:23Z2015-04-06T12:52:23Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131675Oliveira, Francisco Nilton Gomes dePires, Francisco JoséBarros, Marcia Mont´Alverne deMea, Liliane Gontan Timm Dellaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:52:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131675Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:52:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC |
title |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC Oliveira, Francisco Nilton Gomes de Gestão Acadêmica, Avaliação no Ensino Superior. |
title_short |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC |
title_full |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC |
title_sort |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DOS MARCOS REGULATÓRIOS BRASILEIROS DO INEP/MEC |
author |
Oliveira, Francisco Nilton Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Francisco Nilton Gomes de Pires, Francisco José Barros, Marcia Mont´Alverne de Mea, Liliane Gontan Timm Della |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Francisco José Barros, Marcia Mont´Alverne de Mea, Liliane Gontan Timm Della |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Nilton Gomes de Pires, Francisco José Barros, Marcia Mont´Alverne de Mea, Liliane Gontan Timm Della |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Acadêmica, Avaliação no Ensino Superior. |
topic |
Gestão Acadêmica, Avaliação no Ensino Superior. |
description |
O presente paper é resultado de uma pesquisa do Grupo de Pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão no Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O artigo faz uma análise da leitura de dez projetos pedagógicos de Instituições de Ensino Superior do Brasil, das quais 05 (cinco públicas) e 05 (cinco) privadas, que se constitui em função de um referencial teórico centrado na perspectiva de compreender os desafios enfrentados pelas IES para empreenderem uma gestão acadêmica eficaz e transparente, no contexto do marco regulatório do INEP. Foram considerados também com a mesma intensidade os documentos lançados pelo INEP como subsídios para regular todas as avaliações das Instituições de Ensino Superior, quer seja do ponto de vista institucional, quer seja da avaliação de curso. A reflexão que nos ocupa constrói-se a partir de um trabalho de revisão bibliográfica e análise de dados, que toma dimensão à medida que comparamos os projetos pedagógicos implantados pelas IES no sentido de atender as demandas para a realização de uma gestão acadêmica eficiente e eficaz. Este trabalho vislumbra contribuir nesse sentido e, portanto ampliar o estudo nesta área, estimulando a reflexão de outros pesquisadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T12:52:23Z 2015-04-06T12:52:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131675 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652211267305472 |