Sobre memes e mimimi: letramento histórico e midiático no contexto do conservadorismo e intolerância nas redes sociais
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214779 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2019 |
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Sobre memes e mimimi: letramento histórico e midiático no contexto do conservadorismo e intolerância nas redes sociaisHistóriaMemesLetramento digitalMídia socialConservantismoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2019Esta pesquisa foi desenvolvida partindo-se de um olhar sobre os memes como fontes ricas em elementos para refletirmos sobre a atual onda conservadora que perpassa o país e a relação dos estudantes com a produção imagética que circula pelas redes. Nossa proposta é a criação de um material didático sobre o uso de memes intolerantes no Ensino de História, cuja finalidade essencial é a apresentação de uma metodologia para o uso de memes como fontes no Ensino de História. Esta metodologia estará concatenada ao objetivo desta pesquisa de contribuir para o letramento midiático e histórico dos estudantes, visando uma reflexão e aprimoramento do olhar dos mesmos sobre os produtos de mídia, com a intenção de promover mudanças sociais, transformar realidades e estimular a tomada de consciência dos sujeitos sobre seu papel como agentes transformadores no processo democrático. Durante este percurso, nos ancoramos em conceitos relacionados à memética, ao letramento midiático e ao letramento histórico. A intersecção entre estes conceitos contribuiu para a compreensão dos memes enquanto fontes históricas afinadas ao seu contexto de produção com grande potencial para serem utilizados no Ensino de História. O material didático que propomos visa uma intervenção crítica que desnaturalize o olhar sobre as violências presentes nos memes intolerantes, evidencie um vínculo entre a orientação destas mensagens e a História, e acima de tudo, interfira no incentivo a constituição de identidades sensíveis, empáticas e comprometidas a um posicionamento crítico sobre conteúdos de mídias que ferem a ética e dignidade de outras identidades.Abstract: This research was developed starting from a look at the memes as sources rich in elements to reflect on the current conservative wave that crosses the country and the relation of students with the imagery production that circulates through the networks. Our proposal is the creation of a didactic material on the use of intolerant memes in History Teaching, whose essential purpose is the presentation of a methodology for the use of memes as sources in History Teaching. This methodology will be linked to the objective of this research to contribute to the media and historical literacy of the students, aiming at a reflection and improvement of their view on media products, with the intention of promoting social changes, transforming realities and stimulating awareness of the subjects about their role as transforming agents in the democratic process. During this journey, we anchor ourselves in concepts related to memetics, media literacy and historical literacy. The intersection between these concepts contributed to the understanding of memes as historical sources attuned to their context of production with great potential to be used in History Teaching. The teaching material we propose aims at a critical intervention that denatures the gaze on the violence present in the intolerant memes, shows a link between the orientation of these messages and History, and, above all, interferes in the incentive to the constitution of sensitive, empathic and committed identities to a critical position on media content that harms the ethics and dignity of other identities.Valim, Alexandre BuskoUniversidade Federal de Santa CatarinaVitória, Bárbara Zacher2020-10-21T21:09:38Z2020-10-21T21:09:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il., tabs.application/pdf362758https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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