Pelos caminhos de uma vida nova: fragmentos para uma educação física libertadora-biocêntrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capela, Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229104
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
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spelling Pelos caminhos de uma vida nova: fragmentos para uma educação física libertadora-biocêntricaEducaçãoEducação físicaEducação popularTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Atravessado por conceitos fundantes e experiências da trajetória de vida, bem como abalizado por encontros e desencontros com o pensamento crítico da Educação Física brasileira do ponto de vista teórico-empírico e político-pedagógico, o estudo teve como escopo descrever o que se estabelece como resíduo geográfico e epistemológico no âmbito do Movimento Renovador Crítico da Educação Física Brasileira (MRCEFB) e, no diálogo com este material (autores, conceitos, lugares), propor aberturas para a construção de uma Educação Física Libertadora-Biocêntrica (EFLB), a qual vimos esboçando há décadas, em estudos, no pensamento, no trabalho de memória, na ação, nos sonhos e na imaginação. A ideia sempre foi ? e ainda é ? ?escavar?, ?procurar?, ?pescar pérolas? e, a partir delas, propor aberturas para observarmos as problemáticas da área à luz do pensamento filosófico e pedagógico latino-americano, bem como de um pensamento biocêntrico. Nessa direção, estabelecemos interlocuções e mediações com princípios filosóficos da dialética materialista marxista, nos marcos do debate da educação popular de Paulo Freire, com aportes teóricos e críticos do pensamento latino-americano, em especial a Teoria Marxista da Dependência (TDM), bem como com formuladores dos princípios de uma educação biocêntrica. Desse diálogo emergem o princípio materialista e a libertação, a sociedade e a vida, o princípio biocêntrico. Em conexão com os problemas sociais na vida cotidiana do oprimido, com sonhos profissionais dos nossos estudantes, professores, atletas e não atletas, na busca por novos horizontes, a tese pode ser lida como uma espécie de ?autobiobliografia?, que coloca tais princípios em cena e acolhe a própria trajetória como um dos horizontes que deixa transbordar, na ciência, a obra da lembrança e da imaginação (como memória em ação), assim como os afetos e a afetividade, elementos que mais bem se expressam na categoria ?sentipensamento?. Esse movimento ?autobiobliográfico?, de aproximação ao campo da Educação Física, de revisitação, de rememoração, de revisão, de descrição e, em outro plano, de afastamento, de análise e reflexão é sistematizado na tese ao modo da montagem, da composição, notadamente implicada pela lembrança do ?outro que sofre?, na perspectiva de contribuir para a construção de uma cultura popular, entendida de modo mais amplo, como expressão de luta, resistência, festa e superação das condições adversas de vida. Trata-se de uma reunião de fragmentos: de leituras, de conceitos, de citações, de narrativas, de experiências vividas, de sentimentos, de movimentos, de imagens, de rabiscos, dentre tantos outros textos, na tentativa de traduzir algo da dispersão e dos encontros, dos caminhos e descaminhos que trilhamos ? na companhia de colegas, estudantes, amigos, movimentos sociais, mulheres, professores, atletas e grupos especiais, com e entre os quais nos perdemos e nos reencontramos ?, os quais oferecem bases para uma EFLB, interposta entre a competição-máxima-obrigatória-comparada (presente nos esportes) e a competição-lúdica-dialogicamente-construída (presente nos jogos). Isso implica ensinar a jogar jogando e mergulhar nas palavras geradoras da educação física, buscando novas lógicas vivenciais nas aulas, mas também no âmbito do treinamento esportivo. Nesse contexto, a tematização de conteúdos se estabelece mediante quatro campos de conhecimento e seus respectivos objetivos para o ensino educativo: 1) conhecimentos e objetivos do âmbito técnico-instrumental; 2) conhecimentos e objetivos do âmbito do esclarecimento; 3) conhecimentos e objetivos do âmbito das interações sociais; 4) conhecimentos e objetivos de sensibilização para o cuidado com a vida própria nos grupos que frequentam as aulas de Educação Física. Essas formulações se constituem como desdobramentos da estrutura teórico-conceitual para uma EFLB, advindas de: a) conceitos fundantes, que emergem de estudos teóricos (lugares, autores, conceitos) e se oferecem como pilares da articulação teórica que estrutura o trato pedagógico dos conteúdos da Educação Física; e b) ideias-força de um educar sentipensante, caracterizadas como desdobramentos originais de segunda ordem, em coerência com o campo teórico-conceitual fundante da EFLB, as quais orientam as ações de professores de Educação Física na perspectiva da libertação humana.Abstract: Crossed by founding concepts and experiences of the life trajectory, as well as endorsed by encounters and disagreements with critical thinking of Brazilian Physical Education from the theoretical-empirical and political-pedagogical point of view, the study aimed to describe what is established as geographical and epistemological residue in the scope of the Critical Renovator Movement of Brazilian Physical Education (CRMBPE) and, in the dialogue with this material (authors, concepts, places), propose openings for the construction of a Liberating-Biocentric Physical Education (LBPE), which we have seen sketching for decades, in studies, in thought, in memory work, in action, in dreams, and imagination. The idea has always been - and still is - \"dig\", \"search\", \"fish for pearls\" and, from them, propose openings to observe the problems of the area in the light of Latin American Philosophical and pedagogical thought, as well as a biocentric thought. In this direction, we established interlocutions and mediations with philosophical principles of Marxist dialectical materialism, in the framework of the debate of Paulo Freire's Popular Education, with theoretical and critical contributions of Latin American thought, especially the Marxist Dependency Theory (MDT), as well as with formulators of the principles of a biocentric education. From this dialogue emerge the materialistic principle, the liberation, society and life, the biocentric principle. Connected with social problems in the oppressed people's daily lives, also with the career dreams of our students, teachers, athletes, and non-athletes, pursuing new horizons in the field, the theory can be viewed as a kind of ?self-biobibliography?. That sets this principle in evidence and hosts his own experience as one of the horizons which overflow, in science, and the work of memory, and imagination, as memory in the action, as well as the affections and affectivity, elements of which the most well-expressed in the category of \"feelthinking\". This movement \"self-biobliographic\", as an approximation to the field of Physical Education, of revisiting, remembrance, review of the description, and, on another level, the separation, analysis, and reflection is systematized in the thesis in the way of editing, of composition, in particular concerning the remembrance of the \"other\" that suffers from the perspective of contributing to the construction of popular culture, which is understood more broadly, as an expression of struggle, resistance, celebration and overcoming adverse living conditions. It's a gathering of the fragments: readings, ideas, citations, stories, experiences, moments, feelings, movements, images, scrawls, among many other things, in an attempt to translate something from the dispersion, and the encounters, the paths, and detours that we tread - in which we are in the company of colleagues, students, friends, and social movements, women, teachers, athletes, and special groups, with, and between, all of which we have lost our way, and we met again ? all of which provide the basis for a Liberating-Biocentric Physical Education, an intermediary between the competition-maximum-mandatory-compared, to be found on the sport, and the playful-dialogically-constructed competition - made this in the game. This implies teaching how to play by playing and diving into the generating words of Physical Education, seeking new experiential logics in classes, but also in the scope of sports training. In this context, the thematization of contents is established through four fields of knowledge and their respective objectives for educational teaching: 1) knowledge and objectives of the technical-instrumental scope; 2) knowledge and objectives of the scope of clarification; 3) knowledge and objectives of the scope of social interactions; 4) knowledge and objectives of awareness for the care of one's own life in the groups that attend physical education classes. These formulations are constituted as developments of the theoretical-conceptual structure for an EFLB, arising from: a) founding concepts, which emerge from theoretical studies (places, authors, concepts) and are offered as pillars of the theoretical articulation that structures the pedagogical treatment of the contents of Physical Education; and b) ideas-strength of a feelthinking education, characterized as original second-order developments, in coherence with the theoretical-conceptual Liberating-Biocentric Physical Education, which guide the actions of Physical Education teachers in the perspective of human liberation.Bassani, Jaison JoséSilva, Maurício Roberto daUniversidade Federal de Santa CatarinaCapela, Paulo2021-10-14T19:28:33Z2021-10-14T19:28:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis315 p.| il.application/pdf373180https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229104porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:28:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229104Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:28:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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