Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcos Aurélio Eger de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
id UFSC_141640bd7ee827a5cce85496c16fc085
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253661
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolarEducação FísicaAsmaAlunos asmáticosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.Este trabalho tem como objetivo investigar a atuação da Educação Física escolar com estudantes asmáticos, visando desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. A pesquisa envolveu um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo com professores de Educação Física da rede pública de ensino em Santa Catarina. Dois professores participaram da pesquisa e responderam ao questionário. Os resultados revelaram que os professores possuem conhecimento básico sobre a asma e suas implicações nas atividades físicas. Desta forma, eles enfrentam desafios para adaptar as aulas às necessidades dos alunos asmáticos, devido à falta de orientação, recursos e apoio da escola e da família. As estratégias utilizadas pelos professores incluem observar sintomas, orientar sobre o uso de medicamentos, dispensar ou reduzir a intensidade das atividades, realizar exercícios respiratórios e sensibilizar os colegas de classe. Os professores também destacaram dificuldades, como a falta de diagnóstico, acompanhamento médico e informações sobre a asma por parte dos alunos e pais, bem como a falta de infraestrutura adequada para as aulas. Eles enfatizaram a importância da capacitação dos professores, da conscientização dos alunos e pais sobre a asma e da integração entre a escola e os serviços de saúde para o diagnóstico, tratamento e prevenção da asma em estudantes. Além disso, a pesquisa abordou a prevalência da asma em crianças no Brasil, destacando a importância dos professores de Educação Física na identificação precoce da doença e na prevenção de crises. Para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e seguro, foram enfatizadas estratégias de ensino que levem em consideração as necessidades específicas dos alunos.Florianópolis, SC.Medeiros, Francisco Emílio deUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Marcos Aurélio Eger de2023-12-21T18:25:43Z2023-12-21T18:25:43Z11-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-21T18:25:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253661Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-21T18:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
title Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
spellingShingle Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
Souza, Marcos Aurélio Eger de
Educação Física
Asma
Alunos asmáticos
title_short Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
title_full Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
title_fullStr Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
title_full_unstemmed Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
title_sort Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
author Souza, Marcos Aurélio Eger de
author_facet Souza, Marcos Aurélio Eger de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Francisco Emílio de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcos Aurélio Eger de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Asma
Alunos asmáticos
topic Educação Física
Asma
Alunos asmáticos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 11-12-23
2023-12-21T18:25:43Z
2023-12-21T18:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651956836630528