Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_141640bd7ee827a5cce85496c16fc085 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253661 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolarEducação FísicaAsmaAlunos asmáticosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.Este trabalho tem como objetivo investigar a atuação da Educação Física escolar com estudantes asmáticos, visando desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. A pesquisa envolveu um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo com professores de Educação Física da rede pública de ensino em Santa Catarina. Dois professores participaram da pesquisa e responderam ao questionário. Os resultados revelaram que os professores possuem conhecimento básico sobre a asma e suas implicações nas atividades físicas. Desta forma, eles enfrentam desafios para adaptar as aulas às necessidades dos alunos asmáticos, devido à falta de orientação, recursos e apoio da escola e da família. As estratégias utilizadas pelos professores incluem observar sintomas, orientar sobre o uso de medicamentos, dispensar ou reduzir a intensidade das atividades, realizar exercícios respiratórios e sensibilizar os colegas de classe. Os professores também destacaram dificuldades, como a falta de diagnóstico, acompanhamento médico e informações sobre a asma por parte dos alunos e pais, bem como a falta de infraestrutura adequada para as aulas. Eles enfatizaram a importância da capacitação dos professores, da conscientização dos alunos e pais sobre a asma e da integração entre a escola e os serviços de saúde para o diagnóstico, tratamento e prevenção da asma em estudantes. Além disso, a pesquisa abordou a prevalência da asma em crianças no Brasil, destacando a importância dos professores de Educação Física na identificação precoce da doença e na prevenção de crises. Para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e seguro, foram enfatizadas estratégias de ensino que levem em consideração as necessidades específicas dos alunos.Florianópolis, SC.Medeiros, Francisco Emílio deUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Marcos Aurélio Eger de2023-12-21T18:25:43Z2023-12-21T18:25:43Z11-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-21T18:25:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253661Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-21T18:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar |
title |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar |
spellingShingle |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar Souza, Marcos Aurélio Eger de Educação Física Asma Alunos asmáticos |
title_short |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar |
title_full |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar |
title_fullStr |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar |
title_sort |
Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar |
author |
Souza, Marcos Aurélio Eger de |
author_facet |
Souza, Marcos Aurélio Eger de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Francisco Emílio de Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcos Aurélio Eger de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Asma Alunos asmáticos |
topic |
Educação Física Asma Alunos asmáticos |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
11-12-23 2023-12-21T18:25:43Z 2023-12-21T18:25:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651956836630528 |