Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvarez Sandoval, Sylvia Jacqueline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215237
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.
id UFSC_141bf1e245701b9ed056ebf7e9d5f586
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215237
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de MagallanesEnfermagemEstudantes de enfermagemMorteAssistência hospitalarÉtica da enfermagemBioéticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Os objetivos deste estudo foi conhecer a percepção do estudante deenfermagem da Universidad de Magallanes sobre o processo de morte emorrer e identificar as implicações sociais, espirituais e éticas doprocesso de morte no estudante de enfermagem e identificar asfortalezas e debilidades reconhecidas pelo estudante de enfermagemsobre o processo da morte e morrer na sua formação. Pesquisa comabordagem qualitativa, descritiva, na cidade de Punta Arenas, em umauniversidade da região. Os participantes eram estudantes de enfermagemdo quinto ano (61), do ano acadêmico de 2018, que estudavam oprimeiro e o segundo período de Internato Profissional em um hospitalde Punta Arenas. A escolha da amostra foi intencional, o tamanho daamostra foi composto pelo total de alunos que preencheram os critériosde inclusão, além do critério de saturação teórica, realizado com 19alunos. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevistasemiestruturada, realizada entre os meses de setembro e outubro de2018. Os dados coletados foram submetidos aos preceitos da Análise deConteúdo sob o olhar da ética e da bioética principialista. Os resultadossão apresentados em dois manuscritos. O primeiro manuscritoargumenta que as implicações sociais estão relacionadas principalmentea experiências anteriores e à abordagem familiar. Por outro lado, a faltade preparo para enfrentar a situação de morte, atrelada à falta deexperiência em cuidar de familiares que vivenciaram a perda ocasionaconflito emocional, por medo de não estarem preparados para oatendimento satisfatório, em seu papel de cuidar de membros da familiaque estão experimentando a perda. As histórias sobre as implicaçõeséticas mostram a importância do significado de uma morte digna. Nomanuscrito 2 as fortalezas inerentes do aluno auto-reconhecido são amaturidade mental, as habilidades de confortar e a sensibilidade, quetambém podem ser adquiridas ao longo da carreira; essa aquisição deum modo autêntico de ser permite aos alunos vislumbrar a valorizaçãoda solicitude em todo o contexto da prática acadêmica em enfermagem,procurando sempre atuar para aliviar o sofrimento de outros seres. Aslimitações identificadas são a falta de experiência, imaturidade, aspoucas ferramentas, onde muitas vezes adquirem mecanismos de defesa que não são totalmente adequados, pois interferem no cuidadohumanizado do paciente terminal, como uma personalidade fria edistante. Conclui-se que é necessário continuar realizando estudos para aanálise dos problemas que os estudantes apresentam em torno da morte,onde a pesquisa qualitativa é uma ferramenta útil para a detecção depreocupações, inquietudes e necessidades por parte dos estudantes.<br>Abstract : The objectives of this study were to know the perception of the nursing student of the University of Magallanes on the death and dying process and to identify the social, spiritual and ethical implications of the death process in the nursing student and to identify the strengths and weaknesses recognized by the student of nursing the process of death and dying in their training. Research with qualitative, descriptive approach, in the city of Punta Arenas, in a university of the region. Participants were fifth-year (61) nursing students, from the academic year 2018, who studied the first and second periods of Professional Internship in a hospital in Punta Arenas. The sample size was intentional, the sample size was composed of the total number of students who fulfilled the inclusion criteria, in addition to the theoretical saturation criterion, with 19 students. The data collection technique was performed through the semistructured interview conducted between September and October 2018. The collected data were submitted to the Content Analysis precepts under the ethical and bioethical principle. The results are presented in two manuscripts. The first manuscript argues that the social implications are mainly related to previous experiences and the family approach. On the other hand, the lack of preparedness to face the death situation, coupled with the lack of experience in caring for family members who experienced the loss causes emotional conflict, for fear of not being prepared for satisfactory care, in their role of caring for members of the family who are experiencing the loss. The stories about the ethical implications show the importance of the meaning of a worthy death. In manuscript 2 the inherent strengths of the self-recognized student are mental maturity, comfort skills, and sensitivity, which can also be acquired over the course of a career; this acquisition of an authentic way of being allows students to envisage the valorization of solicitude in the whole context of the academic practice in nursing, always seeking to act to alleviate the suffering of other beings. The limitations identified are the lack of experience, immaturity, the few tools, where they often acquire defense mechanisms that are not totally adequate because they interfere with the humanized care of the terminal patient, as a cold and distant personality. It is concluded that it is necessary to carry out studies to analyze the problems that students present around death, where qualitative research is a useful tool for detecting students' concerns, concerns and needs.Vargas, Mara Ambrosina de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaÁlvarez Sandoval, Sylvia Jacqueline2020-10-21T21:14:27Z2020-10-21T21:14:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.application/pdf362882https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215237spareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215237Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
title Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
spellingShingle Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
Álvarez Sandoval, Sylvia Jacqueline
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Morte
Assistência hospitalar
Ética da enfermagem
Bioética
title_short Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
title_full Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
title_fullStr Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
title_full_unstemmed Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
title_sort Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
author Álvarez Sandoval, Sylvia Jacqueline
author_facet Álvarez Sandoval, Sylvia Jacqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvarez Sandoval, Sylvia Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Morte
Assistência hospitalar
Ética da enfermagem
Bioética
topic Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Morte
Assistência hospitalar
Ética da enfermagem
Bioética
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:14:27Z
2020-10-21T21:14:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362882
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215237
identifier_str_mv 362882
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215237
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047899164672