Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de Magallanes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215237 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
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Percepción del proceso de la muerte: una mirada desde los estudiantes de enfermería de la Universidad de MagallanesEnfermagemEstudantes de enfermagemMorteAssistência hospitalarÉtica da enfermagemBioéticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Os objetivos deste estudo foi conhecer a percepção do estudante deenfermagem da Universidad de Magallanes sobre o processo de morte emorrer e identificar as implicações sociais, espirituais e éticas doprocesso de morte no estudante de enfermagem e identificar asfortalezas e debilidades reconhecidas pelo estudante de enfermagemsobre o processo da morte e morrer na sua formação. Pesquisa comabordagem qualitativa, descritiva, na cidade de Punta Arenas, em umauniversidade da região. Os participantes eram estudantes de enfermagemdo quinto ano (61), do ano acadêmico de 2018, que estudavam oprimeiro e o segundo período de Internato Profissional em um hospitalde Punta Arenas. A escolha da amostra foi intencional, o tamanho daamostra foi composto pelo total de alunos que preencheram os critériosde inclusão, além do critério de saturação teórica, realizado com 19alunos. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevistasemiestruturada, realizada entre os meses de setembro e outubro de2018. Os dados coletados foram submetidos aos preceitos da Análise deConteúdo sob o olhar da ética e da bioética principialista. Os resultadossão apresentados em dois manuscritos. O primeiro manuscritoargumenta que as implicações sociais estão relacionadas principalmentea experiências anteriores e à abordagem familiar. Por outro lado, a faltade preparo para enfrentar a situação de morte, atrelada à falta deexperiência em cuidar de familiares que vivenciaram a perda ocasionaconflito emocional, por medo de não estarem preparados para oatendimento satisfatório, em seu papel de cuidar de membros da familiaque estão experimentando a perda. As histórias sobre as implicaçõeséticas mostram a importância do significado de uma morte digna. Nomanuscrito 2 as fortalezas inerentes do aluno auto-reconhecido são amaturidade mental, as habilidades de confortar e a sensibilidade, quetambém podem ser adquiridas ao longo da carreira; essa aquisição deum modo autêntico de ser permite aos alunos vislumbrar a valorizaçãoda solicitude em todo o contexto da prática acadêmica em enfermagem,procurando sempre atuar para aliviar o sofrimento de outros seres. Aslimitações identificadas são a falta de experiência, imaturidade, aspoucas ferramentas, onde muitas vezes adquirem mecanismos de defesa que não são totalmente adequados, pois interferem no cuidadohumanizado do paciente terminal, como uma personalidade fria edistante. Conclui-se que é necessário continuar realizando estudos para aanálise dos problemas que os estudantes apresentam em torno da morte,onde a pesquisa qualitativa é uma ferramenta útil para a detecção depreocupações, inquietudes e necessidades por parte dos estudantes.<br>Abstract : The objectives of this study were to know the perception of the nursing student of the University of Magallanes on the death and dying process and to identify the social, spiritual and ethical implications of the death process in the nursing student and to identify the strengths and weaknesses recognized by the student of nursing the process of death and dying in their training. Research with qualitative, descriptive approach, in the city of Punta Arenas, in a university of the region. Participants were fifth-year (61) nursing students, from the academic year 2018, who studied the first and second periods of Professional Internship in a hospital in Punta Arenas. The sample size was intentional, the sample size was composed of the total number of students who fulfilled the inclusion criteria, in addition to the theoretical saturation criterion, with 19 students. The data collection technique was performed through the semistructured interview conducted between September and October 2018. The collected data were submitted to the Content Analysis precepts under the ethical and bioethical principle. The results are presented in two manuscripts. The first manuscript argues that the social implications are mainly related to previous experiences and the family approach. On the other hand, the lack of preparedness to face the death situation, coupled with the lack of experience in caring for family members who experienced the loss causes emotional conflict, for fear of not being prepared for satisfactory care, in their role of caring for members of the family who are experiencing the loss. The stories about the ethical implications show the importance of the meaning of a worthy death. In manuscript 2 the inherent strengths of the self-recognized student are mental maturity, comfort skills, and sensitivity, which can also be acquired over the course of a career; this acquisition of an authentic way of being allows students to envisage the valorization of solicitude in the whole context of the academic practice in nursing, always seeking to act to alleviate the suffering of other beings. The limitations identified are the lack of experience, immaturity, the few tools, where they often acquire defense mechanisms that are not totally adequate because they interfere with the humanized care of the terminal patient, as a cold and distant personality. It is concluded that it is necessary to carry out studies to analyze the problems that students present around death, where qualitative research is a useful tool for detecting students' concerns, concerns and needs.Vargas, Mara Ambrosina de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaÁlvarez Sandoval, Sylvia Jacqueline2020-10-21T21:14:27Z2020-10-21T21:14:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.application/pdf362882https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215237spareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215237Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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