DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS ACAFE (SC) E COMUNG (RS)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185690 |
Resumo: | As IES comunitárias sem fins lucrativos representam uma parcela importante no cenário brasileiro, bem como para os estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Nestes estados duas associações se destacam: a Associação Catarinense da Fundações Educacionais (ACAFE) e o Consórcio da Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). Assim, o artigo tem por objetivo estabelecer o ranking das IES comunitárias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com base em seus indicadores econômico-financeiros e comparar com o índice Geral de Cursos (IGC). Considerando o objetivo do estudo, este se classifica como descritivo, documental e quantitativo. Aplicou-se o método TOPSIS para obter o ranking das instituições a partir de seus indicadores e na sequência comparou-se com os dados do IGC contínuo divulgado pelo MEC no período de 2014 e 2015. Os resultados mostram que a UNOESC e a UNC se destacam na primeira posição em 2014 e 2015, respectivamente, quando analisadas em conjunto. Ao separar as instituições por grupo, destacam-se para ACAFE a UNOESC em 2014 e UNC em 2015 e para COMUNG, a URI em 2014 e a UNICRUZ em 2015. Conclui-se que não há inter-relação entre os indicadores econômico e financeiros com o Índice Geral dos Cursos. |
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