ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fermino, Fabiana Aidar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Caroline Sousa da, Pinheiro, Eduardo Von Randow
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199348
Resumo: No contexto complexo de alinhamento de necessidades da comunidade e política de Extensão Universitária, e com a particularidade da saúde em região fronteiriça, o projeto de Extensão Eternizar-te atua, desde 2015, com ações de promoção e prevenção de saúde no município de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira. A proposta do projeto é de que a equipe seja multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, para que a abordagem em saúde seja entendida em toda a sua complexidade. O uso da linguagem do clown amplia o escopo de possibilidades de enfoque na educação em saúde, visando desenvolver e motivar a autonomia dos sujeitos sobre sua condição de saúde de forma lúdica, garantindo a humanização das relações entre extensionistas e comunidade. A conscientização por meio da metodologia lúdica e educação em saúde debruça sobre determinantes modificáveis de saúde, ou seja, fatores que influenciam a saúde da população e que podem ser modificadas por mudanças do estilo de vida ou do comportamento. O objetivo geral do projeto é preconizar ações de promoção e prevenção de saúde, sendo o objetivo específico para 2019 a atuação na promoção de saúde mental que pode ser potencializada pela figura do clown, e potencializada pela consolidação do projeto na comunidade externa ao longo dos 4 anos de sua existência. A pretensão de transformação social e de mudança de perfil epidemiológico da população da fronteira é a peça chave para a afinação do produto técnico-científico acadêmico na forma do Projeto de Extensão Eternizar-te.
id UFSC_1431de69c8314a39591aa793d4d7a6f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199348
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃOarteclownsaúdeNo contexto complexo de alinhamento de necessidades da comunidade e política de Extensão Universitária, e com a particularidade da saúde em região fronteiriça, o projeto de Extensão Eternizar-te atua, desde 2015, com ações de promoção e prevenção de saúde no município de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira. A proposta do projeto é de que a equipe seja multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, para que a abordagem em saúde seja entendida em toda a sua complexidade. O uso da linguagem do clown amplia o escopo de possibilidades de enfoque na educação em saúde, visando desenvolver e motivar a autonomia dos sujeitos sobre sua condição de saúde de forma lúdica, garantindo a humanização das relações entre extensionistas e comunidade. A conscientização por meio da metodologia lúdica e educação em saúde debruça sobre determinantes modificáveis de saúde, ou seja, fatores que influenciam a saúde da população e que podem ser modificadas por mudanças do estilo de vida ou do comportamento. O objetivo geral do projeto é preconizar ações de promoção e prevenção de saúde, sendo o objetivo específico para 2019 a atuação na promoção de saúde mental que pode ser potencializada pela figura do clown, e potencializada pela consolidação do projeto na comunidade externa ao longo dos 4 anos de sua existência. A pretensão de transformação social e de mudança de perfil epidemiológico da população da fronteira é a peça chave para a afinação do produto técnico-científico acadêmico na forma do Projeto de Extensão Eternizar-te.2019-07-26T18:50:49Z2019-07-26T18:50:49Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199348Fermino, Fabiana AidarSilva, Caroline Sousa daPinheiro, Eduardo Von Randowporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T18:50:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199348Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T18:50:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
title ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
spellingShingle ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
Fermino, Fabiana Aidar
arte
clown
saúde
title_short ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
title_full ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
title_fullStr ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
title_full_unstemmed ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
title_sort ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
author Fermino, Fabiana Aidar
author_facet Fermino, Fabiana Aidar
Silva, Caroline Sousa da
Pinheiro, Eduardo Von Randow
author_role author
author2 Silva, Caroline Sousa da
Pinheiro, Eduardo Von Randow
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fermino, Fabiana Aidar
Silva, Caroline Sousa da
Pinheiro, Eduardo Von Randow
dc.subject.por.fl_str_mv arte
clown
saúde
topic arte
clown
saúde
description No contexto complexo de alinhamento de necessidades da comunidade e política de Extensão Universitária, e com a particularidade da saúde em região fronteiriça, o projeto de Extensão Eternizar-te atua, desde 2015, com ações de promoção e prevenção de saúde no município de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira. A proposta do projeto é de que a equipe seja multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, para que a abordagem em saúde seja entendida em toda a sua complexidade. O uso da linguagem do clown amplia o escopo de possibilidades de enfoque na educação em saúde, visando desenvolver e motivar a autonomia dos sujeitos sobre sua condição de saúde de forma lúdica, garantindo a humanização das relações entre extensionistas e comunidade. A conscientização por meio da metodologia lúdica e educação em saúde debruça sobre determinantes modificáveis de saúde, ou seja, fatores que influenciam a saúde da população e que podem ser modificadas por mudanças do estilo de vida ou do comportamento. O objetivo geral do projeto é preconizar ações de promoção e prevenção de saúde, sendo o objetivo específico para 2019 a atuação na promoção de saúde mental que pode ser potencializada pela figura do clown, e potencializada pela consolidação do projeto na comunidade externa ao longo dos 4 anos de sua existência. A pretensão de transformação social e de mudança de perfil epidemiológico da população da fronteira é a peça chave para a afinação do produto técnico-científico acadêmico na forma do Projeto de Extensão Eternizar-te.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T18:50:49Z
2019-07-26T18:50:49Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199348
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651961338167296