Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kamila Maria da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229430
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
id UFSC_14552dc22e082d46e8dffa72ec2b240d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229430
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de SambaEscolas de SambaDireito à MemóriaDireito ConstitucionalManifestação NegraPatrimônio CulturalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.O presente trabalho acadêmico versa sobre o Direito à Memória da população negra no Brasil e como ele é exercido pelas escolas de samba através dos desfiles carnavalescos. O problema levantado é: as escolas de samba exercitam o direito fundamental à memória através dos enredos das escolas de samba? Para respondermos e justificarmos que sim, usamos como sustentação fundamentos legais e históricos. Os Artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, preveem proteção legal às manifestações artísticas, exercidas pelos povos formadores da sociedade brasileira e aos patrimônios culturais. Abordamos a história da origem das escolas de samba, a estrutura atual e como os patrocínios e as empresas privadas interferem e/ou suprem alguns desfiles para aferir as hipóteses levantadas pelo problema. Faremos uma análise quantitativa e comparativa dos enredos negros das agremiações, lançados entre 1988 e 2021, para entendermos o modo de abordagem e como o cenário de cada marco cronológico político influencia na escolha dos temas. E no fim, através de uma análise social e jurídica, demonstraremos como o Estado desempenha o papel de proteger a maior manifestação popular artística do país.This academic work deals with the Right to Memory of the black population in Brazil and how it is exercised by samba schools through carnival parades. The raised problem is: do samba schools exercise the fundamental right to memory through the plots? To answer and justify that we do use legal and historical grounds as support. Articles 215 and 216 of the Federal Constitution of 1988 provide for legal protection to artistic expressions, exercised by the people who form Brazilian society, and for cultural heritage. We will cover the history of samba schools’ origin, the current structure and how sponsorships and private companies interfere and/or supply some parades to assess the hypotheses raised by the problem. A quantitative comparative analysis is made of the black plots of the associations, launched between 1988 and 2021, in order to understand the approach and how the scenario of each political chronological milestone influences the choice of themes. And at the end, through a social and legal analysis, it is demonstrated how the State plays the role of protecting the largest popular artistic manifestation in the country.Florianópolis, SCHeinen, Luana RenostroUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Kamila Maria da2021-10-18T13:35:07Z2021-10-18T13:35:07Z24-09-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229430info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-31T21:18:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229430Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-31T21:18:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
title Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
spellingShingle Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
Silva, Kamila Maria da
Escolas de Samba
Direito à Memória
Direito Constitucional
Manifestação Negra
Patrimônio Cultural
title_short Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
title_full Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
title_fullStr Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
title_full_unstemmed Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
title_sort Do Semba ao Samba - Um exercício do Direito Fundamental à Memória. Resistência Sociocultural dos Negros no Brasil Através dos Enredos das Escolas de Samba
author Silva, Kamila Maria da
author_facet Silva, Kamila Maria da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heinen, Luana Renostro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kamila Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de Samba
Direito à Memória
Direito Constitucional
Manifestação Negra
Patrimônio Cultural
topic Escolas de Samba
Direito à Memória
Direito Constitucional
Manifestação Negra
Patrimônio Cultural
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18T13:35:07Z
2021-10-18T13:35:07Z
24-09-2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229430
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652067242246144