ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cicero Joelson Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Alan Rafael Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244344
Resumo: A construção civil comporta-se como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, ou pela geração de resíduos. A utilização de materiais reciclados no processo construtivo reduz a demanda por insumos não renováveis, além de reduzir a pressão ambiental nas áreas destinadas ao descarte. No intuito de mitigar esse problema, este presente artigo tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma argamassa sustentável, com substituição parcial da massa de areia por pérolas de poliestireno expandido, que atenda aos requisitos mínimos para revestimento de paredes e pisos. Foram propostos quatro traços para avaliar o comportamento das argamassas com o agregado reciclado. Destes, um possuía apenas o agregado convencional (areia) e serviu como traço de referência. Depois, no Laboratório de Análise de Solos no Campus Cajazeiras- IFPB, foi feita a análise do comportamento das propriedades físicas, quanto a massa unitária, no estado solto e compactado, composição granulométrica e massa específica. Os resultados foram analisados e comparados com o traço de referência.
id UFSC_147f988801dc1030e5f9d767c8462195
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244344
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVELAddition of expanded polystyrene (eps) in the production of sustainable groutArgamassa;Poliestireno;SustentávelGrout; Polystyrene; Sustainable.A construção civil comporta-se como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, ou pela geração de resíduos. A utilização de materiais reciclados no processo construtivo reduz a demanda por insumos não renováveis, além de reduzir a pressão ambiental nas áreas destinadas ao descarte. No intuito de mitigar esse problema, este presente artigo tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma argamassa sustentável, com substituição parcial da massa de areia por pérolas de poliestireno expandido, que atenda aos requisitos mínimos para revestimento de paredes e pisos. Foram propostos quatro traços para avaliar o comportamento das argamassas com o agregado reciclado. Destes, um possuía apenas o agregado convencional (areia) e serviu como traço de referência. Depois, no Laboratório de Análise de Solos no Campus Cajazeiras- IFPB, foi feita a análise do comportamento das propriedades físicas, quanto a massa unitária, no estado solto e compactado, composição granulométrica e massa específica. Os resultados foram analisados e comparados com o traço de referência.Civil construction behaves as a great generator of environmental impacts, either by the consumption of natural resources or by the generation of waste. The use of recycled products is not a process aimed at reducing the demand for non-renewable inputs, as well as reducing the pressure in the protection areas. In order to mitigate this problem, this article aims to develop a sustainable mortar, replacing a portion of sand with expanded polystyrene, which meets the most demanding requirements for wall and floor covering. Four treatments were proposed to evaluate the behavior of the mortars with the recycled aggregate. Of these, one piece only the aggregated conventional (sand) and served the reference trait. Then, in the Laboratory of Soil Analysis at the Cajazeiras Campus - IFPB, an analysis of physical properties was performed, as a unitary unit, without solid state and compacted, with granulomere determination and mass. The results were analyzed and compared with the reference trait.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-02-13T19:24:35Z2023-02-13T19:24:35Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244344Silva, Cicero Joelson VieiraDias, Alan Rafael Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-13T19:24:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244344Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-13T19:24:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
Addition of expanded polystyrene (eps) in the production of sustainable grout
title ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
spellingShingle ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
Silva, Cicero Joelson Vieira
Argamassa;
Poliestireno;
Sustentável
Grout; Polystyrene; Sustainable.
title_short ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
title_full ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
title_fullStr ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
title_sort ADIÇÃO DE POLIESTIRENO EXPANDINDO (EPS) NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSA SUSTENTÁVEL
author Silva, Cicero Joelson Vieira
author_facet Silva, Cicero Joelson Vieira
Dias, Alan Rafael Oliveira
author_role author
author2 Dias, Alan Rafael Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cicero Joelson Vieira
Dias, Alan Rafael Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Argamassa;
Poliestireno;
Sustentável
Grout; Polystyrene; Sustainable.
topic Argamassa;
Poliestireno;
Sustentável
Grout; Polystyrene; Sustainable.
description A construção civil comporta-se como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, ou pela geração de resíduos. A utilização de materiais reciclados no processo construtivo reduz a demanda por insumos não renováveis, além de reduzir a pressão ambiental nas áreas destinadas ao descarte. No intuito de mitigar esse problema, este presente artigo tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma argamassa sustentável, com substituição parcial da massa de areia por pérolas de poliestireno expandido, que atenda aos requisitos mínimos para revestimento de paredes e pisos. Foram propostos quatro traços para avaliar o comportamento das argamassas com o agregado reciclado. Destes, um possuía apenas o agregado convencional (areia) e serviu como traço de referência. Depois, no Laboratório de Análise de Solos no Campus Cajazeiras- IFPB, foi feita a análise do comportamento das propriedades físicas, quanto a massa unitária, no estado solto e compactado, composição granulométrica e massa específica. Os resultados foram analisados e comparados com o traço de referência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2023-02-13T19:24:35Z
2023-02-13T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244344
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652404800880640