Desenvolvimento de uma metodologia para análise de estrutura veícular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87639 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. |
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Desenvolvimento de uma metodologia para análise de estrutura veícularEngenharia mecânicaVeiculosDinamicaAutomoveis -Molas e suspensaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.Neste trabalho são apresentados modelos dinâmicos lineares e não lineares com dois e sete graus de liberdade, desenvolvidos a partir da técnica das múltiplas massas ou Multibody Model, para representação do comportamento real de veículos automotores. Estes modelos levam em consideração a ação de campos de deslocamentos causados por irregularidades na pista. Os desenvolvimentos teóricos são baseados na aplicação de métodos de formulação e solução de sistemas de equações diferenciais de movimento. Os parâmetros de entrada para os modelos propostos são obtidos a partir de ensaios de caracterização experimental de elementos tais como molas, amortecedores e pneus e levantamento de propriedades de massa e inércia, sendo que a validação dos modelos teóricos é feita através da medição experimental de respostas em um veículo real. Com a finalidade de verificar se a modelagem teórica desenvolvida com dois e sete graus de liberdade se aproxima do comportamento de um veículo real, são feitas comparações e análises dos espectros de freqüência de deslocamento dos modelos teóricos lineares, não lineares e experimentais. O objetivo principal deste trabalho é propor uma formulação matemática aprimorada, de forma a obter melhores resultados nas etapas de desenvolvimento do anteprojeto de estruturas veiculares.Florianópolis, SCNicolazzi, Lauro CesarUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Fábio Krug2012-10-21T23:22:10Z2012-10-21T23:22:10Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf207779http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87639porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T07:07:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87639Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T07:07:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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