Padrão de atividade física mensurado por acelerometria no período escolar de crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128940 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2014. |
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Padrão de atividade física mensurado por acelerometria no período escolar de crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamentalEducação físicaAtividade MotoraEducação fisica para criançasExercicios fisicos para criancasAcelerometrosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2014.O presente estudo teve como objetivos verificar a variabilidade das estimativas de atividade física total (AFT) e de atividade física moderada a vigorosa (AFMV) com acelerômetros ActiGraph® utilizando diferentes epochs e pontos de corte, estimar o volume de AFT e AFMV no período escolar e identificar fatores associados de crianças do 2º ao 5º ano de escolas públicas municipais de Florianópolis - SC. Foram coletadas informações sociodemográficas, medidas antropométricas e de AF utilizando acelerometria em escolares de cinco escolas públicas da rede municipal de ensino de Florianópolis. Foram utilizados parâmetros estatísticos baseados na menor variância para selecionar uma epoch e um ponto de corte para estimar a AF nas aulas de educação física, no recreio e no período escolar total. Os dados de AF foram convertidos em proporção de minutos de AFT e AFMV. As diferenças no padrão de AF dos escolares separados por grupos foram analisadas com teste t de Student e ANOVA one way. Foram realizadas análises de regressão linear simples e múltipla para verificar os fatores associados à AF, utilizando como desfecho a proporção de minutos de AFT e AFMV no recreio, nas aulas de EF e no período escolar total e, como variáveis independentes, o sexo, ano de estudo, renda familiar mensal, região censitária da escola, escolaridade da mãe e escore z do índice de massa corporal. Os resultados mostraram que epochs mais curtos e o ponto de corte de Puyau et al. (2002) foram mais adequados para a estimativa da AF das crianças. Os escolares do 2º ao 5º ano de escolas públicas municipais de Florianópolis gastam a maior parte do tempo do recreio e das aulas de EF realizando atividades caracterizadas por comportamento sedentário. Os meninos despendem mais tempo em AFT e AFMV do que as meninas no período escolar total e nas aulas de EF. O tempo gasto em AFT e AFMV aumentou conforme o ano de estudo, no entanto ocorreu um declínio destas atividades nos escolares do 4º para o 5º ano. Os escolares classificados como obesos gastaram menos tempo em AFMV comparados aos escolares com peso normal durante todo o período escolar. As crianças das escolas localizadas nas regiões da cidade com maior renda realizaram mais AFT e AFMV durante as aulas de EF.<br>Abstract : The aim of this study was to verify the variability in the estimates of total physical activity (TPA) and moderate-to-vigorous physical activity (MVPA) with ActiGraph accelerometers using different epochs and cut-points, assess volume of TPA and MVPA in school time and identify correlates of children from 2nd to 5th year of Florianopolis? public schools. Demographic information, anthropometric and PA measurements were collected in students from five public schools of Florianópolis. Statistical parameters based on minimum variance to select an epoch and a cut point to estimate PA in physical education classes, recess and total school time were used. The data of PA were converted into proportion of minutes of MVPA and TPA. The differences in the pattern of PA separated by groups were analyzed with Student's t test and one-way ANOVA. Simple and multiple linear regression analyzes were performed to identify PA correlates, using as outcome the proportion of minutes of TPA and MVPA in physical education classes, recess and total school time, as independent variables were used sex, grade, family income, school?s region, mother's education and z score for BMI. Shorter epochs and cut point of Puyau et al. (2002) are more proper for estimate PA in children. Students from 2nd to 5th grade public schools in Florianópolis spend most of the recess and PE time in sedentary behavior. The boys spend more time in MVPA and TPA than girls in the total school period and in PE classes. The time spent in MVPA and TPA increased by grade, though a decline of these activities in scholars from 4th to 5th year occurred. The children classified as obese spent less time in MVPA compared to children with normal weight in total school period. Children from schools located in areas of the city with higher income performed more TPA and MVPA during PE classes.Assis, Maria Alice Altenburg deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmoelz, Camilie Pacheco2015-02-05T20:30:53Z2015-02-05T20:30:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 p.| il., grafs., tabs.application/pdf329720https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128940porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128940Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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