Análise de equipamentos de apoio aos modos de transportes coletivos e não motorizados no campus da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izzi, Anderson Luiz Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107526
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013
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Para tanto, foi elaborado um abrangente referencial teórico, por meio de uma revisão bibliográfica e uma revisão sistemática da literatura, na base de dados Scopus, segundo orientações dos manuais Cochrane Handbook e NHS/York, que está apresentado em três seções e tratam: o movimento das populações rurais para áreas urbanas e alguns aspectos desta transformação na estrutura de médias e grandes cidades; a organização dos sistemas de transportes urbanos e os múltiplos modais que os compõem; e, as políticas públicas para a mobilidade urbana, seus incentivos, investimentos, e alternativas para regulação, como as medidas de educação, fiscalização e moderação de trânsito. A pesquisa é composta ainda por um estudo de caso, que caracteriza a região onde está inserida a Universidade Federal de Santa Catarina, no município de Florianópolis, e apresenta uma análise da infraestrutura destinada aos modais coletivos e não motorizados no Campus Sede. No estudo de caso, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental, a observação direta, o registro fotográfico e a aplicação de formulários de avaliação de atributos in loco, com o intuito de verificar as condições de segurança nos acessos e interseções, além da avaliação das instalações físicas que atendem o transporte por ônibus e os locais de estacionamento de bicicletas. O estudo indicou a ausência de cuidados com o ordenamento das interseções viárias e um reduzido controle e fiscalização desses ambientes, fatores que contribuem para a sensação de insegurança no espaço de trânsito dos diferentes modais na cidade, em especial dos não motorizados. A análise dos equipamentos de apoio foi baseada em indicadores gerais considerados indispensáveis em instalações de uso público, elencando alguns atributos desejáveis e definindo critérios para suas avaliações. Os resultados apontam que estes equipamentos urbanos também apresentam problemas quanto ao cumprimento das normas estabelecidas, principalmente com relação à informação e segurança dos locais. <br>This study is addressed to aspects related to mobility organization focus on people, giving special attention to accomplished displacements in public and none motorized modal, as well as the infrastructure and equipment intended to them. In doing so, a large theoretical referential was elaborated throughout a bibliographic and systematic literature revision, based on the Scopus data and on the directions of the Cochrane Handbook and NHS/York manuals, which are divided into three sessions that address: the movement of the rural populations to urban areas and some aspects of its transformation into the structure of big and small cities; the urban mobility organization of the public transportation systems and the multiple ways of its contents; and the public politics towards the urban mobility, its incentives, investments and alternatives to its regularization, as the education rules, supervision and moderation traffic. The research is also comprised by a case study, in which characterizes the region where the Federal University of Santa Catarina is located, in Florianópolis (city and capital of SC), and it presents an infrastructure analyses to the public and none motorized modal in the main campus. In the public survey case, the useful methods were: the documental analyses, the direct observation, the photographic register and the evaluation attribute forms in loco, plus an evaluation of the physical installations that are available for the bus transportation and the bicycle parking. The survey indicated a lack of planning caution of road intersections plus the control and monitoring decreasing on these environments, such factors contribute to the unsafety feeling within different modes of transportation in the city, specially the non-motorized. The analysis of the supporting equipment was based on general indicators that are considered essential in facilities for the use of the community, listing some desirable attributes and defining criteria for their evaluations. The results pinpoint that these urban facilities also have problems regarding following the established norms, specially the ones related to information and safety of the locals.Santiago, Alina GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaIzzi, Anderson Luiz Moraes2013-12-06T00:21:27Z2013-12-06T00:21:27Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis172 p.| il., grafs., tabs.application/pdf318864https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107526porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:10:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107526Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:10:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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