Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89924 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
id |
UFSC_156b3ec9dd24f18b4b51fa73d5180bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89924 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaDarela, Maristela SilvaCardoso, Terezinha Maria2012-10-23T04:08:45Z2012-10-23T04:08:45Z20072007244039http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89924Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoEsta dissertação tem como temática as relações entre a escola e o hospital. Procura compreender como a escola regular traduz o trabalho realizado pela Classe Hospitalar com os educandos que retornam a ela, após a hospitalização, tecendo um panorama que permite apreender as diferentes percepções dos educadores (diretores, professores, supervisores e orientadores pedagógicos) das escolas sobre o atendimento educacional que é realizado nos hospitais. Preocupou-se também em perceber como apreendem este atendimento a partir das concepções que tem de escola. A pesquisa teve como panorama cinco escolas com os estudantes, regularmente matriculados, que passaram por hospitalização e freqüentaram a Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Utilizou como aporte metodológico a entrevista semi-estruturada ou entrevista compreensiva, dentro de uma perspectiva qualitativa, que possibilitou uma aproximação com a realidade estudada, percebendo o trabalho na Classe Hospitalar a partir do olhar da escola. Mesmo estando as escolas regidas por normas burocráticas que não favorecem a autonomia e a criatividade, o encontro com professores e especialistas me permitiu perceber o quanto seu interior é atravessado por significados, que ao se deparem com a dor do outro, transitam solidariedades, amores e encontros. Neste sentido, a Classe Hospitalar revela-se importante enquanto promotora da continuidade da vida do aluno, respeitando suas necessidades e anseios diante do contexto de adoecimento; resgatando o cotidiano; promovendo encontros que dão outro significado à experiência presente. O trabalho também apontou como relevante o atendimento à medida que este possibilita uma maior adaptação do estudante, acompanhando o grupo no retorno. O contato com dinâmicas escolares (professores, grupos, atividades de escrita e leitura) contribuiu para que o educando não perdesse o ritmo. Estes resultados revelaram que a participação em atividades educativas no hospital possibilita o amparo às necessidades integrais, protegendo a criança e o adolescente no seu desenvolvimento.porFlorianópolis, SCEducaçãoCriancas -Assistencia hospitalarEscolas em hospitaisHospitais infantisCriancas doentesEducaçãoFlorianopolis (SC)Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL244039.pdfapplication/pdf308655https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89924/1/244039.pdfa19c59ed7a37fc5b3580e763d7098769MD51TEXT244039.pdf.txt244039.pdf.txtExtracted Texttext/plain224027https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89924/2/244039.pdf.txt542ee49710eb9c9fcf9c0ae0ea68a0a7MD52THUMBNAIL244039.pdf.jpg244039.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89924/3/244039.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/899242013-05-03 22:02:43.075oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89924Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:02:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros |
title |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros |
spellingShingle |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros Darela, Maristela Silva Educação Criancas - Assistencia hospitalar Escolas em hospitais Hospitais infantis Criancas doentes Educação Florianopolis (SC) |
title_short |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros |
title_full |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros |
title_fullStr |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros |
title_full_unstemmed |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros |
title_sort |
Classe hospitalar e escola regular: tecendo encontros |
author |
Darela, Maristela Silva |
author_facet |
Darela, Maristela Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darela, Maristela Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Terezinha Maria |
contributor_str_mv |
Cardoso, Terezinha Maria |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Criancas - Assistencia hospitalar Escolas em hospitais Hospitais infantis Criancas doentes Educação Florianopolis (SC) |
topic |
Educação Criancas - Assistencia hospitalar Escolas em hospitais Hospitais infantis Criancas doentes Educação Florianopolis (SC) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23T04:08:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23T04:08:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89924 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
244039 |
identifier_str_mv |
244039 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89924/1/244039.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89924/2/244039.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89924/3/244039.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a19c59ed7a37fc5b3580e763d7098769 542ee49710eb9c9fcf9c0ae0ea68a0a7 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805324878053376 |