Da economia política do nome de Africa: a filmografia de Tarzan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91939 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2008 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Marcelo Rodrigues SouzaRial, Carmen Silvia2012-10-24T04:06:59Z2012-10-24T04:06:59Z20082008252373http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91939Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2008Desde 1912, inúmeros textos - romances, programas radiofônicos, histórias em quadrinhos e tiras em jornais diários, seriados cinematográficos e televisivos, filmes - produziram e articularam representações da África em narrativas envolvendo Tarzan, personagem criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs (1875-1950). Referenciados no nome de África, os textos que orbitam e habitam o nome de Tarzan pertencem a uma genealogia ocidental - a partir da qual se configura a nomenclausura ocidentalista da África como parte da cultura do colonialismo na modernidade - e a uma história transcultural - cujos fluxos são o objeto da economia política do nome de África, entendida como a circulação do nome de África por diferentes paisagens culturais e coletivas. Sugiro uma leitura desconstrutiva da filmografia de Tarzan e das representações da África que nela circulam. A partir do princípio de leitura e de escritura que chamo de gráfica da transtextualidade (que substitui a lógica da contextualização), meu texto é feito de fragmentos cuja montagem pode se dar em ordem variável, para sugerir as múltiplas possibilidades de entrelaçamento das questões em jogo. A análise situa a genealogia ocidental e a história transcultural da filmografia de Tarzan em relação à clausura dialética de modernidade e colonialidade que os filmes refletem e refratam. A filmografia de Tarzan constitui um maquinário narrativo cujos gêneros dominantes são a aventura (um dos gêneros privilegiados para narrar o colonialismo) e o melodrama (um dos gêneros privilegiados para narrar a modernidade). As memórias de gênero menores da série do zoológico, da série do circo, da série do zoológico humano, da série do travelogue e da série do museu enxertam na narrativa fílmica elementos do cinema de atrações que produzem uma tensão e uma cisão da narratividade e de suas teleologias. A partir desse movimento disseminante, insinuo possibilidades de transbordamento imaginativo, abrindo, para além da nomenclausura ocidentalista da África, o espaçamento transcultural da escritura da África como economia política do nome de África.265 f.| il.porFlorianópolis, SCAntropologiaAntropologia socialCinemaAspectos antropologicosCinema -CatalogosDa economia política do nome de Africa: a filmografia de Tarzaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL252373.pdfapplication/pdf39637026https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91939/1/252373.pdf1e8febfc0c070d4943f6d70ea1a546a4MD51TEXT252373.pdf.txt252373.pdf.txtExtracted Texttext/plain583803https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91939/2/252373.pdf.txte65448a611e233d198a5493a7ef8a27dMD52THUMBNAIL252373.pdf.jpg252373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1636https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91939/3/252373.pdf.jpg5956f9078a075418b1bc1ba5c44c965cMD53123456789/919392013-05-01 23:48:30.822oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91939Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:48:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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