O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Estela Ramos de Souza de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227205
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.
id UFSC_1646247caadc8894011d6f992982e653
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227205
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia CoutoLiteraturaLiteratura moçambicanaPós-colonialismo na literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.O escritor moçambicano Mia Couto é considerado hoje um dos principais nomes da literatura em língua portuguesa. Com premiações nacionais e internacionais, publicações em diversos gêneros e países, sua obra é lida e estudada por um número significativo de pessoas ao redor do mundo. Atento ao trânsito de sua escrita e à potência do texto literário enquanto possibilidade de escuta do outro (COUTO, 2011), sua obra subverte silenciamentos da História e (re)elabora narrativas que representam sujeitos subalternizados, invisibilizados e estereotipados. Considerando esses aspectos como característicos do autor e da própria literatura moçambicana como sistema (NOA, 2009), esta tese desenvolve-se a partir da hipótese de que As Areias do Imperador: uma trilogia moçambicana proporciona à leitora/ao leitor da narrativa ocupar um lugar de escuta, em um movimento de suspensão de si e acolhida do outro silenciado, deslocando-se entre diversos silenciamentos contra os quais a narrativa se insurge. Composta pelos títulos Mulheres de Cinzas (2015), Sombras da Água (2016) e O Bebedor de Horizontes (2018), a série dialoga com o contexto histórico de disputa territorial entre a Coroa Portuguesa e o Império de Gaza, comandado por Ngungunyane, ocorrida entre os anos finais do século XIX e iniciais do século XX, na parte sul de Moçambique. Narrada por diferentes vozes, a trilogia é conduzida predominantemente pelas narrativas e narrações de Imani Nsambe, jovem africana da tribo VaChopi, e Germano de Melo, soldado lusitano das Forças Oficiais Portuguesas. Por meio de relatos e cartas, as escritas dos narradores partem da margem (hooks, 2019; KILOMBA, 2020) e falam sobre as condições da vida na fronteira (SANTOS, 2011), compartilhando suas experiências de subalternidade e silenciamento, lidas neste trabalho em aproximação às produções de Kilomba (2020), NOA (2009), Orlandi (2007), Said (2001), Santos (2010) e Spivak (2010). Com a potência de fazer a leitora/o leitor transitar pelos corpos e experiências dos seres ficcionais (BERARDINELLI, 2007; JOUVE, 2002), e considerando o movimento de cooperação textual (ECO, 1986; 2005), identifico que a trilogia constitui-se por meio de movimentos de escuta, desde o processo gerativo do texto, encontrando exemplaridade nas interações entre as personagens e encaminhando para a constituição de um leitor que amplia a própria experiência no contato com o outro que o chega via texto literário. Escrita e leitura como escuta do outro. Especialmente do outro invisibilizado, silenciado, sujeitado, subalternizado, que foram colocados à margem da História.Abstract: The Mozambican writer Mia Couto is currently considered one of the leading names in Portuguese-language literature. With national and international awards, publications in different genres and countries, his work is read and studied by a significant number of people around the world. Aware of the conveyance of his writing and the power of the literary text as a possibility of listening to the other (COUTO, 2011), his work subverts silences in history and (re)elaborates narratives that represent subordinate, invisible and stereotyped subjects. Considering these aspects as typical of the author and of the Mozambican literature itself as a system (NOA, 2009), this dissertation has been developed based on the hypothesis that Sands of the Emperor: a Mozambican trilogy provides the narrative reader with a heeding place, in a movement of suspension of self and acceptance of the silenced other, moving between different silences against which the narrative rises. Composed by the titles Woman of the Ashes (originally published as Mulheres de Cinzas, in 2015), The Sword and the Spear (originally published as Sombras da Água, in 2016) and O Bebedor de Horizontes (2018), the series dialogues with the historical context of territorial disputes, led by Ngungunyane, between the Portuguese Crown and the Gaza Empire which took place between the final years of the 19th century and the beginning of the 20th, in the southern part of Mozambique. Narrated by different voices, the trilogy is conducted predominantly by the narratives and narrations of Imani Nsambe, a young African girl from the VaChopi tribe, and Germano de Melo, a Portuguese soldier from the Portuguese Official Forces. Through reports and letters, the narrators' writings start from the margin (KILOMBA, 2020; hooks, 2019) and talk about the conditions of life on the border (SANTOS, 2011), sharing their experiences of subalternity and silencing, read in this work in approximation to the productions of Kilomba (2020), NOA (2009), Orlandi (2007), Said (2001), Santos (2010) and Spivak (2010). With the power of the fictional being on making the reader go through the bodies and experiences of fictional beings (BERARDINELLI, 2007; JOUVE, 2002), and considering the textual cooperation movement (ECO, 1986; 2005), I identify that the trilogy is constituted by listening movements from the generative process of the text, up to the constitution of an interpretive process that foresees the expansion of the reader own experience in contact with the other, which is possible via the literary text. The writing and reading, therefore, as listening to the other. Especially of the other who is invisible, silenced, subjected, subordinate, the ones who were placed on the margins of History.Ramos, Tânia Regina OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Estela Ramos de Souza de2021-08-23T14:09:12Z2021-08-23T14:09:12Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 p.| il.application/pdf372198https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227205porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:09:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:09:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
title O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
spellingShingle O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
Oliveira, Estela Ramos de Souza de
Literatura
Literatura moçambicana
Pós-colonialismo na literatura
title_short O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_full O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_fullStr O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_full_unstemmed O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
title_sort O lugar de escuta como experiência estética na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto
author Oliveira, Estela Ramos de Souza de
author_facet Oliveira, Estela Ramos de Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Tânia Regina Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Estela Ramos de Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Literatura moçambicana
Pós-colonialismo na literatura
topic Literatura
Literatura moçambicana
Pós-colonialismo na literatura
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:09:12Z
2021-08-23T14:09:12Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 372198
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227205
identifier_str_mv 372198
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652363769053184