Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Ribeiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88865
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.
id UFSC_16553534e8f01cac03e8dd2646696e0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88865
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Bruno RibeiroPereira, Alice Theresinha Cybis2012-10-22T14:27:11Z2012-10-22T14:27:11Z20062006233087http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88865Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.Esta pesquisa disserta sobre o uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura tendo como campo de experiência a disciplina Projeto 2 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina no segundo semestre letivo de 2005. As principais questões que motivaram esta pesquisa surgiram primeiramente da observação do uso de técnicas de computação gráfica na representação da forma e espaço arquitetônico durante a graduação do autor em Arquitetura e Urbanismo (1995-2000). Encontrada em livros, revistas de arquitetura e na apresentação dos projetos de alguns alunos, o uso da computação gráfica estava se difundindo rapidamente no meio. Esta observação levou ao aprofundamento no estudo e uso destes programas, onde percebeu-se que eles tinham potencialidades suficientes para provocar uma mudança na maneira de projetar arquitetura, uma vez que permitiam uma nova abordagem, que o método tradicional de croquis e modelos físicos não permitia. Posteriormente, seguiu-se ao estudo mais detalhado e ao uso da tecnologia CAD em projetos de arquitetura, que culminaram na proposta da presente pesquisa de mestrado, com o objetivo de pesquisar, elaborar e aplicar estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura. Os resultados mostraram que as estratégias atenderam à demanda dos alunos, permitindo a expressão tridimensional de idéias, o entendimento dos procedimentos e resultados obtidos e a crítica acerca de suas vantagens e desvantagens, confirmando seu potencial como procedimento pedagógico adequado ao ensino de projeto de arquitetura. This present work is about the use of Computer Graphics techniques as a supporting tool for the creative process of Architecture Design using as a field experience the subject "PROJETO 2" of the Architecture and Planning course at the Universidade Federal de Santa Catarina in the second semester of 2005. The main reasons which motivated this research have stemmed from observation of the use of Computer Graphics Techniques in the representation of shape and architectural space, during the author's graduation course in Architecture and Planning (1995-2000). The use of Computer Graphics was present in books, architecture magazines and in project presentations of students, and it was rapidly becoming pervasive in the field. This observation has lead to a deeper study and use of these programs, when the author realized they had enough potentialities to create a change in the way we design architecture, once these programs allow a new approach, which was not possible when using the traditional method of sketches and physical models. Later, a more detailed study and the use of CAD technology in architecture projects followed, which led to the present Master's Degree Research Proposal, whose objective is to research, elaborate and apply pedagogic strategies for the use of computer graphics as a supporting tool for the creative process of architecture design. The results have shown that the strategies met students' needs, allowing tridimensional expression of ideas, understanding of procedures and obtained results, and criticism of its advantages and disadvantages, which has confirmed its potential as an adequate pedagogic procedure for the teaching of Architecture Design.149 f.| il.porFlorianópolis, SCArquiteturaComputação gráficaProjeto arquitetonicoEstratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPARQ0040.pdfPARQ0040.pdfapplication/pdf8291988https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88865/1/PARQ0040.pdf118539eba872b6fab55d4c018fd5769aMD51123456789/888652019-01-22 10:22:27.444oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88865Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-22T12:22:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
title Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
spellingShingle Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
Fernandes, Bruno Ribeiro
Arquitetura
Computação gráfica
Projeto arquitetonico
title_short Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
title_full Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
title_fullStr Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
title_sort Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura
author Fernandes, Bruno Ribeiro
author_facet Fernandes, Bruno Ribeiro
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Bruno Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
contributor_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura
Computação gráfica
Projeto arquitetonico
topic Arquitetura
Computação gráfica
Projeto arquitetonico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T14:27:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T14:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88865
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 233087
identifier_str_mv 233087
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88865/1/PARQ0040.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 118539eba872b6fab55d4c018fd5769a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805260644384768