Estudo sobre gastos públicos com educação infantil e ensino fundamental de municípios do Estado de Santa Catarina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Kelly Saviatto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178622
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
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spelling Estudo sobre gastos públicos com educação infantil e ensino fundamental de municípios do Estado de Santa Catarina.Gastos PúblicosSetor PúblicoSetor EducacionalEducaçãoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisDevido à visibilidade e ao interesse por parte da população em geral pelos gastos públicos, principalmente no que diz respeito ao desperdício e à má gestão, faz-se cada vez mais necessário, o estudo a utilização dos recursos públicos. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar os gastos públicos com educação infantil e ensino fundamental de municípios catarinenses com mais de 100 mil habitantes no ano de 2014. A amostra limita-se a Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Palhoça, Balneário Camboriú, Brusque e Tubarão. A metodologia quanto aos objetivos é descritiva, o enquadramento da pesquisa é quantitativo. Para alcançar os objetivos, verificou-se o investimento em educação realizado pelos municípios por meio da análise do processo de prestação de contas de prefeito, a qualidade do ensino medido por meio dos indicadores do SIDEMS, e a relação entre gasto e qualidade medido por meio do DEA (Data Envelopment Analysis). Com os resultados alcançados, foi possível perceber que o município com melhor relação entre gasto e qualidade na educação foi Joinville, que apresentou como variáveis positivas o baixo índice de abandono escolar nos anos iniciais e nos anos finais da educação infantil; e o analfabetismo atingiu uma parcela pequena da população.Florianópolis, SCRosa, Fabrícia Silva daUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Kelly Saviatto2017-08-24T18:16:43Z2017-08-24T18:16:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178622porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T18:16:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-24T18:16:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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