Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984 |
Resumo: | Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_1682675b4b903e4c3e8b8c41e6eccfed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79984 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatóriaEducaçãoMatematicaEstudo e ensino (Primeiro grau)MultiplicadoresAnalise matematicaTese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta tese tem como problemática: considerando o enunciado do problema matemático como um texto, que possui duas descrições de organização, o propósito é fazer uma análise de congruência e não-congruência das situações multiplicativas elementares de combinatória, na perspectiva de identificar: quais seriam os fatores que determinam a congruência ou não destes problemas? E, a proposição de uma representação intermediária, auxilia significativamente o processo de conversão? O objetivo geral foi identificar as diferentes situações multiplicativas elementares sustentadas pelo sentido operatório, trabalhadas nas séries iniciais, na perspectiva, de auxiliar o processo pedagógico na construção do conceito da operação de multiplicação, levando em consideração as variáveis redacionais do enunciado do problema, que os tornam congruentes ou não-congruentes e a utilização de uma representação intermediária como auxiliar a esse processo. Como referências teóricas utilizamos Duval, Vergnaud, Greer, Schwartz, Nesher, Nunes, Bryant, Maza e Franchi para entender o texto matemático e o sentido operatório. Os procedimentos metodológicos tiveram três envolvidos: os livros didáticos, os professores elaborando problemas e alunos de 5ª e 8ª séries resolvendo problemas multiplicativos de combinatória. Os registros de representação atribuídos pelos alunos, para o processo de conversão, foram categorizados, tabelados e analisados. Concluímos que a operação de multiplicação possui dos sentidos operatórios: adição sucessiva e produto cartesiano, sendo estes complementares. Observamos o quanto é significativo para o processo de conversão, a variação redacional, principalmente, nos enunciados que são modificados, considerando os fatores intrínsecos. Essa variação é fundamental para modificarmos o processo de conversão, pois é através da variação redacional que enfocamos os vários sentidos operatórios.Florianópolis, SCDamm, Regina FlemmingUniversidade Federal de Santa CatarinaNehring, Catia Maria2012-10-18T09:20:40Z2012-10-18T09:20:40Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182613http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:05:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79984Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:05:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória |
title |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória |
spellingShingle |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória Nehring, Catia Maria Educação Matematica Estudo e ensino (Primeiro grau) Multiplicadores Analise matematica |
title_short |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória |
title_full |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória |
title_fullStr |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória |
title_full_unstemmed |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória |
title_sort |
Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória |
author |
Nehring, Catia Maria |
author_facet |
Nehring, Catia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damm, Regina Flemming Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nehring, Catia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino (Primeiro grau) Multiplicadores Analise matematica |
topic |
Educação Matematica Estudo e ensino (Primeiro grau) Multiplicadores Analise matematica |
description |
Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T09:20:40Z 2012-10-18T09:20:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182613 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984 |
identifier_str_mv |
182613 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652352892174336 |