Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nehring, Catia Maria
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984
Resumo: Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_1682675b4b903e4c3e8b8c41e6eccfed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79984
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatóriaEducaçãoMatematicaEstudo e ensino (Primeiro grau)MultiplicadoresAnalise matematicaTese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta tese tem como problemática: considerando o enunciado do problema matemático como um texto, que possui duas descrições de organização, o propósito é fazer uma análise de congruência e não-congruência das situações multiplicativas elementares de combinatória, na perspectiva de identificar: quais seriam os fatores que determinam a congruência ou não destes problemas? E, a proposição de uma representação intermediária, auxilia significativamente o processo de conversão? O objetivo geral foi identificar as diferentes situações multiplicativas elementares sustentadas pelo sentido operatório, trabalhadas nas séries iniciais, na perspectiva, de auxiliar o processo pedagógico na construção do conceito da operação de multiplicação, levando em consideração as variáveis redacionais do enunciado do problema, que os tornam congruentes ou não-congruentes e a utilização de uma representação intermediária como auxiliar a esse processo. Como referências teóricas utilizamos Duval, Vergnaud, Greer, Schwartz, Nesher, Nunes, Bryant, Maza e Franchi para entender o texto matemático e o sentido operatório. Os procedimentos metodológicos tiveram três envolvidos: os livros didáticos, os professores elaborando problemas e alunos de 5ª e 8ª séries resolvendo problemas multiplicativos de combinatória. Os registros de representação atribuídos pelos alunos, para o processo de conversão, foram categorizados, tabelados e analisados. Concluímos que a operação de multiplicação possui dos sentidos operatórios: adição sucessiva e produto cartesiano, sendo estes complementares. Observamos o quanto é significativo para o processo de conversão, a variação redacional, principalmente, nos enunciados que são modificados, considerando os fatores intrínsecos. Essa variação é fundamental para modificarmos o processo de conversão, pois é através da variação redacional que enfocamos os vários sentidos operatórios.Florianópolis, SCDamm, Regina FlemmingUniversidade Federal de Santa CatarinaNehring, Catia Maria2012-10-18T09:20:40Z2012-10-18T09:20:40Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182613http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:05:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79984Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:05:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
title Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
spellingShingle Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
Nehring, Catia Maria
Educação
Matematica
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Multiplicadores
Analise matematica
title_short Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
title_full Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
title_fullStr Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
title_full_unstemmed Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
title_sort Compreensão de texto: enunciados de problemas multiplicativos elementares de combinatória
author Nehring, Catia Maria
author_facet Nehring, Catia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Damm, Regina Flemming
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nehring, Catia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matematica
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Multiplicadores
Analise matematica
topic Educação
Matematica
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Multiplicadores
Analise matematica
description Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T09:20:40Z
2012-10-18T09:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 182613
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984
identifier_str_mv 182613
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652352892174336