AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ARMAZENAMENTO E DESCARTE DE MEDICAMENTOS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DISTRITAL DE SANTA MARIA/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ries, Edi Franciele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Faiolla, Fabiana de Paula, Rocha, Verginia Margareth Possati, Bayer, Valéria Maria Limberger, Brener, Carlos Eduardo de Souza, Veit, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199327
Resumo: A conscientização da população sobre a importância do armazenamento e descarte correto de medicamentos pode ser feita através de programas educativos com crianças, potenciais agentes multiplicadores de conhecimento. Acreditando no papel da extensão universitária como agente transformador da realidade social, a experiência desse trabalho foi resultado de uma ação do Grupo MedicAção, com objetivo de orientar e conscientizar uma comunidade escolar de forma inovadora sobre o tema proposto. A atividade foi realizada na EMEF Bernardino Fernandes, do município de Santa Maria/RS, com alunos do 5º ao 8º ano escolar, diretor, professores, além dos demais funcionários da escola, totalizando um público estimado em 60 pessoas. A ação contemplou cinco momentos: a) apresentação do grupo e missão do projeto, b) perguntas diagnósticas da situação domiciliar aos espectadores, c) conscientização da importância do armazenamento e descarte correto de medicamentos, d) quiz para assimilação do conteúdo abordado, com distribuição de brindes e, e) encerramento das atividades com distribuição de brindes e de cartilhas educativas sobre a temática. Além da boa aceitação do público, a mudança de postura dos espectadores, em relação ao assunto, ficou evidente ao longo da realização do evento, sendo perceptível ao comparar as respostas das perguntas diagnósticas com as do quiz no final da atividade. A utilização do quiz como instrumento de ação universitária mostrou o potencial integrador e incentivador da ferramenta, articulando a participação do público de forma simples, eficaz e inovadora na construção do conhecimento. A partir desta ação de extensão, foi possível levar conhecimento à uma comunidade escolar, e espera-se a geração de impacto nas famílias dessas crianças agindo como agentes multiplicadores da informação e auxiliando na promoção da saúde coletiva. Além disso, proporcionou uma experiência enriquecedora na formação acadêmica dos extensionistas ao permitir oportunidades de novas vivências e geração de efeito social na comunidade envolvida.
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