Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Floriano, Beatriz Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219609
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
id UFSC_16a080e27d06b47f9c2e59ecaa03c21d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219609
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporâneaEnsino de língua portuguesaProposta didático-pedagógicaRevista digitalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaEste trabalho busca propor um planejamento teórico metodológico e didático pedagógico para a criação de uma revista digital no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. O projeto é destinado para aulas de Língua Portuguesa para o Ensino Médio e tem a intenção de propor encaminhamentos a docentes quanto ao trabalho com gêneros do discurso e tecnologias. Nossa pesquisa se situa, então, no âmbito da Linguística Aplicada (LA) e tem como orientação teórico-metodológica os escritos de M. Bakhtin e o Círculo assim como e pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso. Em termos metodológicos, a pesquisa se situa no campo da revisão bibliográfica e na abordagem da elaboração didática (HALTÉ, 1998). Nessa perspectiva, entendemos nossa pesquisa como relevante, pois não apenas colabora para os estudos sobre a relação entre gêneros do discurso e tecnologias, como se entretece nas orientações contemporâneas da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018).This paper aims to propose theoretical-methodological planning aligned with a didactic pedagogic to develop a digital magazine in the scope of teaching portuguese on the basic educational system. This project is destined for language classes of portuguese in high school and intends to present referrals for university lecturers regarding the genres' speech and technologies. Our research is situated in the field of Applied Linguistics (AL) and is oriented by the theoretical-methodological from M. Bakhtin and Círculo, such as recent searches developed in the Dialogic Discourse Analysis. Concerning the methodology, this research lies on a Bibliographic Review aligned with the Didactic Elaboration Approach (HALTÉ, 1998). In this sense, this research is relevant because it collaborates with the studies of the relationship between genre speech and technologies as well as interlace with the modern orientation present on the Common Nacional Curricular Basis (BRASIL, 2018).Florianópolis, SCPereira, Rodrigo AcostaUniversidade Federal de Santa CatarinaFloriano, Beatriz Silva2021-01-18T20:36:28Z2021-01-18T20:36:28Z14-12-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219609info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-31T21:26:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-31T21:26:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
title Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
spellingShingle Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
Floriano, Beatriz Silva
Ensino de língua portuguesa
Proposta didático-pedagógica
Revista digital
title_short Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
title_full Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
title_fullStr Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
title_full_unstemmed Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
title_sort Revista digital como proposta didático-pedagógica para a aula de Língua Portuguesa: tecendo integibilidades para a educação contemporânea
author Floriano, Beatriz Silva
author_facet Floriano, Beatriz Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Rodrigo Acosta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Floriano, Beatriz Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Proposta didático-pedagógica
Revista digital
topic Ensino de língua portuguesa
Proposta didático-pedagógica
Revista digital
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 14-12-2020
2021-01-18T20:36:28Z
2021-01-18T20:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219609
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652038542721024