A Contrarreforma na Educação Superior e as Implicações na Formação dos Estudantes de Serviço Social em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Catiani Miriam
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133026
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
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spelling A Contrarreforma na Educação Superior e as Implicações na Formação dos Estudantes de Serviço Social em Santa CatarinaEducação superior; Formação profissional; Serviço SocialTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.A Universidade pública no Brasil tem passado por modificações significativas nos últimos anos, inclusive deixando de ser um serviço público e permitindo cada vez mais a ampliação da educação privada, assim como do ensino à distância. Nessa perspectiva, a formação profissional do Assistente Social não fica imune ao processo de mercantilização da educação. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar e analisar o processo de contrarreforma na educação superior brasileira e as implicações na formação profissional dos estudantes de Serviço Social em Santa Catarina. Para tanto, foi importante compreender como se configurou historicamente a Política de Educação Superior brasileira em nível de graduação e quais foram os rebatimentos dessa política na formação profissional do Assistente Social e particularmente na formação destes, no Estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento do trabalho, de caráter quanti-qualitativo, realizou-se junto aos coordenadores dos cursos de Serviço Social – exclusivamente presenciais – do estado a pesquisa intitulada “Perfil dos cursos presenciais de Serviço Social no Estado de Santa Catarina”. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de maior organização política de professores e estudantes, respectivamente nos órgãos de classe da categoria e no movimento estudantil, para a defesa da educação pública, gratuita1, laica e presencial, lembrando que mudanças estruturais só acontecem a partir de movimentos mais amplos de transformações societárias, nas quais a educação é uma parte apenas.Santos, Maria Teresa dosUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Catiani Miriam2015-05-20T18:34:13Z2015-05-20T18:34:13Z2015-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133026porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-20T18:34:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133026Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-20T18:34:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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