Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Rosa da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214417
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.
id UFSC_16ece8290702b4ffd26d509b9e4b567f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214417
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activitiesLíngua inglesaProfessores de inglêsTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.Com as mudanças que ocorreram no campo de formação de professores, onde o ensino de língua inglesa apresenta um nível de profissionalismo muito maior que antes (RICHARDS, 2008), instituições de formação de professores têm enfatizado a importância de encorajar alunos-professores a buscarem alternativas para os problemas que eles podem vir a encontrar em seus contextos de sala de aula. Johnson (2009) argumenta que a formação de professores de segunda língua deve ofertar aos professores as ferramentas necessárias para ajudá-los a construir suas experiências instrucionais baseadas em uma teoria sobre o aprendizado e o ensino de línguas. Assim sendo, baseando-se na teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1987), que enfatiza que o aprendizado e o desenvolvimento são processos situados e dinâmicos que ocorrem através de relações sociais, o presente estudo tem como objetivo investigar até que ponto o uso do Portfólio Europeu para Futuros Professores de Idiomas (EPOSTL) em combinação com atividades de sala aula contribui para o desenvolvimento profissional de professores. Esta pesquisa qualitativa foi conduzida na forma de um estudo microgenético e os participantes foram seis alunos-professores do programa de graduação em Letras-Inglês Licenciatura em uma universidade federal no sul do Brasil. Eles foram acompanhados por quatro meses durante uma disciplina de prática de ensino na qual foram solicitados a manter um portfólio onde deveriam registrar informações sobre seu desenvolvimento. Todas as interações que aconteceram durante as aulas com os formadores de professores e com os colegas de sala foram gravadas em vídeo e todos os materiais usados em aula foram coletados com o intuito de comparar as narrativas dos alunos-professores no portfólio com o seu desenvolvimento real, especialmente durante as apresentações de micro-aulas e as sessões de feedback. Os resultados indicam que os alunos-professores tiveram a oportunidade de refletir sobre suas experiências de ensino durante o curso, tendo em vista que eles usaram o EPOSTL e as atividades de aula para descrever e dar sentido a novos conceitos aos quais foram expostos durante as aulas. Suas narrativas serviram como ferramentas de mediação para regular os próprios pensamentos e internalizar esses conceitos adquiridos, assim como reforçar a noção de que o desenvolvimento de conceitos segue, de fato, um caminho sinuoso (VYGOTSKY, 1986). O portfólio e as atividades de aula ajudaram os alunos-professores a esclarecerem explicitamente seus processos de ensino através da exposição dos seus entendimentos e serviu como um recurso onde eles conseguiram reconhecer os seus pontos fortes e as suas fraquezas. O EPOSTL e as atividades de aula também auxiliaram os alunos-professores a relacionar suas experiências com princípios teóricos a fim de reduzir a lacuna entre conhecimento teórico e prática de ensino e permitiu que eles baseassem sua instrução sistematicamente em um grupo de declarações de princípios, combinando conceitos científicos com entendimentos e práticas situados.Abstract: With the shift in the field of teacher education, where English Language Teaching presents a much higher level of professionalism than before (RICHARDS, 2008), teacher education institutions have been emphasizing the importance of encouraging student-teachers to pursue alternatives for the problems they may find in their classroom context. Johnson (2009) argues that Second Language Teacher Education should provide teachers the tools to help them to construe their instructional experiences grounded on theory about language learning and teaching. Thus, drawing on sociocultural theory (VYGOTSKY, 1987), which emphasizes that learning and development are situated dynamic processes which occur through social relations, the present study aims at investigating to what extent the use of the European Portfolio for Student Teachers of Languages (EPOSTL) in combination with class activities contribute towards teacher professional development. This qualitative research was conducted as a microgenetic study, and the participants were six student-teachers from Letras ? English Licenciatura undergraduate program at a federal university in the south of Brazil. They were accompanied along four months while doing an elective course in teaching practice, in which they were asked to keep a portfolio where they should record information regarding their development. All their interactions with teacher educators and peers during the lessons were video recorded and all class materials were gathered in order to compare their narratives in the portfolio to their actual development, especially during their microteaching presentations and feedback sessions. Results indicate that the student-teachers had the opportunity to reflect on their learning experience during this course, as they made use of the EPOSTL and class activities to describe and to make sense of some new concepts they were exposed to during their classes. Their narratives funcitoned as mediational tools in order to regulate own thinking and internalize these concepts, as well as reinforced the notion that concept development indeed follows a twisting path (VYGOTSKY, 1986). The portfolio helped the student-teachers to make their learning process explicit by exposing their understandings and served as a resource where they could recognize their strengths and their weaknesses. The EPOSTL and the class activities also helped student-teachers to relate their experiences to theoretical principles in order to reduce the gap between theoretical knowledge and teaching practice and allowed them to systematically anchor their instruction to a set of principled statements by merging scientific concepts with situated understandings and practices.Dellagnelo, Adriana de Carvalho KuertenUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Maria Rosa da Silva2020-10-21T21:05:03Z2020-10-21T21:05:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis213 p.| il.application/pdf369326https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214417engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:05:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:05:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
title Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
spellingShingle Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
Costa, Maria Rosa da Silva
Língua inglesa
Professores de inglês
title_short Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
title_full Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
title_fullStr Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
title_full_unstemmed Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
title_sort Pursuing teacher professional development: a sociocultural study on the use of the EPOSTL in combination with class activities
author Costa, Maria Rosa da Silva
author_facet Costa, Maria Rosa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dellagnelo, Adriana de Carvalho Kuerten
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Rosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Professores de inglês
topic Língua inglesa
Professores de inglês
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:05:03Z
2020-10-21T21:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369326
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214417
identifier_str_mv 369326
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214417
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651976448147456