DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEMOS, LUCAS HARRY PRESTES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARENAS, MARLENE VALERIO DOS SANTOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201898
Resumo: O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, introduzido no Brasil em meados da década de 30, tendo suas origens ligadas à revolução industrial. Seu objetivo é a qualificação de estudantes para o mercado de trabalho e seu desenvolvimento para a vida cidadã. Dessa forma, o Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo analisar as despesas com estagiários de um Órgão Federal no Norte do País, bem como verificar se as atividades desenvolvidas pelos mesmos estão relacionadas com o aprendizado das competências próprias da atividade profissional, por meio do mapeamento do cumprimento da legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas, realizada com 13 (treze) dos 25 (vinte cinco) estagiários das áreas humanas e sociais na Instituição de Ensino Superior. Os resultados após análise, demonstraram algumas desconformidades com a Lei, principalmente com o de ciências contábeis que executa atividades de protocolo, os Filosofia, Arqueologia, Geografia e História que estão desconectadas do contexto curricular do curso, cabendo ao gestor adotar as medidas necessárias para sanar as irregularidades e dar continuidade ao programa. As atividades dos estagiários devem estar ligadas diretamente ao curso do educando para prepara-lo para o trabalho produtivo, desenvolvendo as competências e habilidades profissionais.
id UFSC_173b2ea076a6b29827633a1feec77627
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201898
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONALO estágio é um ato educativo escolar supervisionado, introduzido no Brasil em meados da década de 30, tendo suas origens ligadas à revolução industrial. Seu objetivo é a qualificação de estudantes para o mercado de trabalho e seu desenvolvimento para a vida cidadã. Dessa forma, o Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo analisar as despesas com estagiários de um Órgão Federal no Norte do País, bem como verificar se as atividades desenvolvidas pelos mesmos estão relacionadas com o aprendizado das competências próprias da atividade profissional, por meio do mapeamento do cumprimento da legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas, realizada com 13 (treze) dos 25 (vinte cinco) estagiários das áreas humanas e sociais na Instituição de Ensino Superior. Os resultados após análise, demonstraram algumas desconformidades com a Lei, principalmente com o de ciências contábeis que executa atividades de protocolo, os Filosofia, Arqueologia, Geografia e História que estão desconectadas do contexto curricular do curso, cabendo ao gestor adotar as medidas necessárias para sanar as irregularidades e dar continuidade ao programa. As atividades dos estagiários devem estar ligadas diretamente ao curso do educando para prepara-lo para o trabalho produtivo, desenvolvendo as competências e habilidades profissionais.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:51:18Z2019-11-26T14:51:18Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201898LEMOS, LUCAS HARRY PRESTESARENAS, MARLENE VALERIO DOS SANTOSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:51:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201898Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:51:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
title DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
spellingShingle DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
LEMOS, LUCAS HARRY PRESTES
title_short DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
title_full DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
title_fullStr DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
title_full_unstemmed DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
title_sort DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
author LEMOS, LUCAS HARRY PRESTES
author_facet LEMOS, LUCAS HARRY PRESTES
ARENAS, MARLENE VALERIO DOS SANTOS
author_role author
author2 ARENAS, MARLENE VALERIO DOS SANTOS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEMOS, LUCAS HARRY PRESTES
ARENAS, MARLENE VALERIO DOS SANTOS
description O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, introduzido no Brasil em meados da década de 30, tendo suas origens ligadas à revolução industrial. Seu objetivo é a qualificação de estudantes para o mercado de trabalho e seu desenvolvimento para a vida cidadã. Dessa forma, o Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo analisar as despesas com estagiários de um Órgão Federal no Norte do País, bem como verificar se as atividades desenvolvidas pelos mesmos estão relacionadas com o aprendizado das competências próprias da atividade profissional, por meio do mapeamento do cumprimento da legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas, realizada com 13 (treze) dos 25 (vinte cinco) estagiários das áreas humanas e sociais na Instituição de Ensino Superior. Os resultados após análise, demonstraram algumas desconformidades com a Lei, principalmente com o de ciências contábeis que executa atividades de protocolo, os Filosofia, Arqueologia, Geografia e História que estão desconectadas do contexto curricular do curso, cabendo ao gestor adotar as medidas necessárias para sanar as irregularidades e dar continuidade ao programa. As atividades dos estagiários devem estar ligadas diretamente ao curso do educando para prepara-lo para o trabalho produtivo, desenvolvendo as competências e habilidades profissionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:51:18Z
2019-11-26T14:51:18Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201898
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651990680469504