Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133863 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
id |
UFSC_1747e2d1b352c58c6a0149dc4254e0a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133863 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanqueMecânica da fraturaFadigaPropagaçãoTrincasNavalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia baseada nos conceitos da mecânica da fratura linear elástica, a qual prevê a propagação de trincas sob a ação de fadiga em materiais dúcteis, como o aço ASTM A36 utilizado no casco de navios. A metodologia apresentada é resultado de um levantamento bibliográfico das teorias de mecânica geral para que seja aplicado à área naval. A sequência matemática resultante é baseada nas teorias de energia associadas à uma trinca pré-existente sugerida por Griffith (1921) aplicada à Lei de Paris (1961) que relaciona a taxa de propagação do tamanho da trinca decorrente da variação de tensão com o número de ciclos até chegar a um determinado tamanho crítico. É aplicado na tensão do navio um fator de correção devido ao encruamento decorrente no material que torna a região plástica. Além da possibilidade da previsão da vida residual em fadiga para componentes que contenham defeitos já no estágio de propagação, também há a possibilidade de estimar a amplitude máxima da tensão aplicada para que o componente apresente uma durabilidade mínima desejada em fadiga. Para a demonstração da aplicação da metodologia proposta na área naval utilizou-se como modelo um navio de carga. As sociedades classificadoras disponibilizam equações empíricas baseadas em convenções e normas para o cálculo dos momentos de flexão que as ondas geram nos navios, e desta forma pode-se prever as tensões às quais o navio estará submetido quando em navegação. Em suma, com o desenvolvimento deste trabalho, espera-se contribuir com um modelo matemático que permita prever o desempenho de trincas sob a ação de fadiga.Al-Qureshi, Hazim AliUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Keith Dillian2015-07-21T18:22:48Z2015-07-21T18:22:48Z2015-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133863porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-21T18:22:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-21T18:22:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque |
title |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque |
spellingShingle |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque Schneider, Keith Dillian Mecânica da fratura Fadiga Propagação Trincas Naval |
title_short |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque |
title_full |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque |
title_fullStr |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque |
title_full_unstemmed |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque |
title_sort |
Metodologia para previsão de propagação de trincas aplicada a um navio tanque |
author |
Schneider, Keith Dillian |
author_facet |
Schneider, Keith Dillian |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Al-Qureshi, Hazim Ali Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Keith Dillian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mecânica da fratura Fadiga Propagação Trincas Naval |
topic |
Mecânica da fratura Fadiga Propagação Trincas Naval |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-21T18:22:48Z 2015-07-21T18:22:48Z 2015-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133863 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652204647645184 |