USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937 |
Resumo: | As redes sociais online representam recursos derivados da Web 2.0 que facilitam o compartilhamento e disseminação de conhecimentos educacionais. Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o uso de redes sociais para disseminação de conhecimento educacional em Instituições de Ensino Superior (IES). Como métodos utilizados tem-se a abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e uso da análise temática, fundamentada na metodologia de Braun e Clarke. Os participantes das entrevistas são seis professores, sendo três homens e três mulheres, que lecionam disciplinas em seis cursos do ensino superior das Instituições: IFSC e SENAC, de Araranguá, UNESC e SATC, de Criciúma, IFSC, de Florianópolis, e Universidade do ABC, da grande ABC paulista. A partir da análise temática foram obtidos dados relevantes quanto ao uso das redes sociais para o compartilhamento do conhecimento entre professores e alunos dos cursos investigados e como acontece este processo. Desta forma, percebe-se que, ao usar as redes sociais os professores podem disseminar o seu conhecimento educacional, além do ambiente da sala de aula tradicional, de forma eficiente, a partir da preparação e compartilhamento de conteúdos didáticos. Para próximos trabalhos, sugere-se uma investigação em outros níveis de ensino. |
id |
UFSC_1759511a80c57344f4f128a04712fdbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243937 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORAs redes sociais online representam recursos derivados da Web 2.0 que facilitam o compartilhamento e disseminação de conhecimentos educacionais. Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o uso de redes sociais para disseminação de conhecimento educacional em Instituições de Ensino Superior (IES). Como métodos utilizados tem-se a abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e uso da análise temática, fundamentada na metodologia de Braun e Clarke. Os participantes das entrevistas são seis professores, sendo três homens e três mulheres, que lecionam disciplinas em seis cursos do ensino superior das Instituições: IFSC e SENAC, de Araranguá, UNESC e SATC, de Criciúma, IFSC, de Florianópolis, e Universidade do ABC, da grande ABC paulista. A partir da análise temática foram obtidos dados relevantes quanto ao uso das redes sociais para o compartilhamento do conhecimento entre professores e alunos dos cursos investigados e como acontece este processo. Desta forma, percebe-se que, ao usar as redes sociais os professores podem disseminar o seu conhecimento educacional, além do ambiente da sala de aula tradicional, de forma eficiente, a partir da preparação e compartilhamento de conteúdos didáticos. Para próximos trabalhos, sugere-se uma investigação em outros níveis de ensino.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:41:32Z2023-01-19T18:41:32Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937OLIVEIRA, GRACELINE DESILVA, SOLANGE MARIA DACUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDAALVES, JOÃO BOSCO DA MOTAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:41:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243937Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:41:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OLIVEIRA, GRACELINE DE |
title_short |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
author |
OLIVEIRA, GRACELINE DE |
author_facet |
OLIVEIRA, GRACELINE DE SILVA, SOLANGE MARIA DA CUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDA ALVES, JOÃO BOSCO DA MOTA |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, SOLANGE MARIA DA CUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDA ALVES, JOÃO BOSCO DA MOTA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, GRACELINE DE SILVA, SOLANGE MARIA DA CUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDA ALVES, JOÃO BOSCO DA MOTA |
description |
As redes sociais online representam recursos derivados da Web 2.0 que facilitam o compartilhamento e disseminação de conhecimentos educacionais. Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o uso de redes sociais para disseminação de conhecimento educacional em Instituições de Ensino Superior (IES). Como métodos utilizados tem-se a abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e uso da análise temática, fundamentada na metodologia de Braun e Clarke. Os participantes das entrevistas são seis professores, sendo três homens e três mulheres, que lecionam disciplinas em seis cursos do ensino superior das Instituições: IFSC e SENAC, de Araranguá, UNESC e SATC, de Criciúma, IFSC, de Florianópolis, e Universidade do ABC, da grande ABC paulista. A partir da análise temática foram obtidos dados relevantes quanto ao uso das redes sociais para o compartilhamento do conhecimento entre professores e alunos dos cursos investigados e como acontece este processo. Desta forma, percebe-se que, ao usar as redes sociais os professores podem disseminar o seu conhecimento educacional, além do ambiente da sala de aula tradicional, de forma eficiente, a partir da preparação e compartilhamento de conteúdos didáticos. Para próximos trabalhos, sugere-se uma investigação em outros níveis de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T18:41:32Z 2023-01-19T18:41:32Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652371232817152 |