USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, GRACELINE DE
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SILVA, SOLANGE MARIA DA, CUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDA, ALVES, JOÃO BOSCO DA MOTA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937
Resumo: As redes sociais online representam recursos derivados da Web 2.0 que facilitam o compartilhamento e disseminação de conhecimentos educacionais. Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o uso de redes sociais para disseminação de conhecimento educacional em Instituições de Ensino Superior (IES). Como métodos utilizados tem-se a abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e uso da análise temática, fundamentada na metodologia de Braun e Clarke. Os participantes das entrevistas são seis professores, sendo três homens e três mulheres, que lecionam disciplinas em seis cursos do ensino superior das Instituições: IFSC e SENAC, de Araranguá, UNESC e SATC, de Criciúma, IFSC, de Florianópolis, e Universidade do ABC, da grande ABC paulista. A partir da análise temática foram obtidos dados relevantes quanto ao uso das redes sociais para o compartilhamento do conhecimento entre professores e alunos dos cursos investigados e como acontece este processo. Desta forma, percebe-se que, ao usar as redes sociais os professores podem disseminar o seu conhecimento educacional, além do ambiente da sala de aula tradicional, de forma eficiente, a partir da preparação e compartilhamento de conteúdos didáticos. Para próximos trabalhos, sugere-se uma investigação em outros níveis de ensino.
id UFSC_1759511a80c57344f4f128a04712fdbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243937
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORAs redes sociais online representam recursos derivados da Web 2.0 que facilitam o compartilhamento e disseminação de conhecimentos educacionais. Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o uso de redes sociais para disseminação de conhecimento educacional em Instituições de Ensino Superior (IES). Como métodos utilizados tem-se a abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e uso da análise temática, fundamentada na metodologia de Braun e Clarke. Os participantes das entrevistas são seis professores, sendo três homens e três mulheres, que lecionam disciplinas em seis cursos do ensino superior das Instituições: IFSC e SENAC, de Araranguá, UNESC e SATC, de Criciúma, IFSC, de Florianópolis, e Universidade do ABC, da grande ABC paulista. A partir da análise temática foram obtidos dados relevantes quanto ao uso das redes sociais para o compartilhamento do conhecimento entre professores e alunos dos cursos investigados e como acontece este processo. Desta forma, percebe-se que, ao usar as redes sociais os professores podem disseminar o seu conhecimento educacional, além do ambiente da sala de aula tradicional, de forma eficiente, a partir da preparação e compartilhamento de conteúdos didáticos. Para próximos trabalhos, sugere-se uma investigação em outros níveis de ensino.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:41:32Z2023-01-19T18:41:32Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937OLIVEIRA, GRACELINE DESILVA, SOLANGE MARIA DACUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDAALVES, JOÃO BOSCO DA MOTAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:41:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243937Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:41:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
OLIVEIRA, GRACELINE DE
title_short USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort USO DE REDES SOCIAIS PARA A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author OLIVEIRA, GRACELINE DE
author_facet OLIVEIRA, GRACELINE DE
SILVA, SOLANGE MARIA DA
CUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDA
ALVES, JOÃO BOSCO DA MOTA
author_role author
author2 SILVA, SOLANGE MARIA DA
CUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDA
ALVES, JOÃO BOSCO DA MOTA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, GRACELINE DE
SILVA, SOLANGE MARIA DA
CUNHA, CRISTIANO JOSÉ CASTRO DE ALMEIDA
ALVES, JOÃO BOSCO DA MOTA
description As redes sociais online representam recursos derivados da Web 2.0 que facilitam o compartilhamento e disseminação de conhecimentos educacionais. Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o uso de redes sociais para disseminação de conhecimento educacional em Instituições de Ensino Superior (IES). Como métodos utilizados tem-se a abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e uso da análise temática, fundamentada na metodologia de Braun e Clarke. Os participantes das entrevistas são seis professores, sendo três homens e três mulheres, que lecionam disciplinas em seis cursos do ensino superior das Instituições: IFSC e SENAC, de Araranguá, UNESC e SATC, de Criciúma, IFSC, de Florianópolis, e Universidade do ABC, da grande ABC paulista. A partir da análise temática foram obtidos dados relevantes quanto ao uso das redes sociais para o compartilhamento do conhecimento entre professores e alunos dos cursos investigados e como acontece este processo. Desta forma, percebe-se que, ao usar as redes sociais os professores podem disseminar o seu conhecimento educacional, além do ambiente da sala de aula tradicional, de forma eficiente, a partir da preparação e compartilhamento de conteúdos didáticos. Para próximos trabalhos, sugere-se uma investigação em outros níveis de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T18:41:32Z
2023-01-19T18:41:32Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652371232817152