Implantação da tecnologia CAD na indústria do vestuário: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85252 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Implantação da tecnologia CAD na indústria do vestuário: um estudo de casoEngenharia de produçãoVestuarioIndustriaInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Tendo como tema a implantação da tecnologia CAD no setor produtivo, especificamente na modelagem e no corte, apresenta-se um estudo entre as decisões estratégicas de inovação tecnológica e sua relação com as estratégias competitivas e as de produção, no âmbito das decisões relativas ao sistema produtivo de uma empresa do vestuário. Analisa-se o conjunto de decisões e a visão geral de como competir no mercado, as metas de desempenho e as estratégias que deverão ocorrer nas áreas funcionais, para sustentar a competitividade e atingir as metas de desempenho. A tecnologia implantada na indústria do vestuário permitiu a organização e o gerenciamento dos processos, previstos como estratégias de produção. Conforme o referencial teórico, a estratégia de produção é o conjunto de políticas acionadas para dar sustentação ao posicionamento da estratégia competitiva. Diante deste fato, torna-se necessário conhecer o comportamento do sistema produtivo, que passa a ser o centro das atenções para melhorar a capacitação interna da empresa, dando respostas às políticas mercadológicas. Optou-se pela abordagem qualitativa dos procedimentos metodológicos, que permitiu dados descritivos dos participantes da situação em estudo. Os estudos foram realizados diretamente na fábrica, junto à indústria do vestuário. A análise dos resultados obtidos revelou que o processo de formação competitiva é dinâmico pela influência do mercado da moda. A base estratégica é, predominantemente, inovar a organização para continuar no mercado e conquistar novos, com a flexibilidade focada em produtos conceituados pelo design, padrões de qualidade e relativos preços baixos.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Icléia2012-10-20T16:47:21Z2012-10-20T16:47:21Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis212 f.| il., tabs.application/pdf197728http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85252porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T16:47:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85252Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T16:47:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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