Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_17bc6aee96d8dc4049ffbd4498e6d90a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243382 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing DigitalScrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digitalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.As metodologias ágeis para o gerenciamento de projetos têm sido de grande aceitação no Brasil, pois, com um ambiente cada vez mais competitivo, a velocidade de lançamento de novos produtos e a frequência de interações com o usuário se tornam imprescindíveis para os negócios. Apesar de ser amplamente difundido no meio de desenvolvimento de softwares, a aplicação de metodologias em outros setores pode se mostrar como uma novidade. Mesmo conhecendo os benefícios destas metodologias, a implementação em uma empresa nem sempre é simples, e pode passar por adaptações para a adequação a realidade de cada empresa. O objetivo deste estudo é apresentar a experiência de implementação da metodologia ágil Scrum, em uma pequena empresa de marketing digital. O estudo envolveu desde a criação da estratégia de marketing ao produto digital. O relato da implementação evidenciou os seus desafios em um time de apenas duas pessoas, que até o momento, não utilizava nenhuma metodologia específica para apoiar o gerenciamento de projetos. A adoção do Scrum despertou um interesse na equipe, melhorando os processos organizacionais, o que tornou a equipe ágil e com produto e comunicação mais alinhada com o cliente final.Florianópolis, SC.Santa Catarina, ArturSanta Catarina, ArturUniversidade Federal de Santa Catarina.Generoso, Jackson LucrécioGeneroso, Jackson Lucrécio2022-12-22T12:24:39Z2022-12-22T12:24:39Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T12:24:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243382Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T12:24:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital |
title |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital |
spellingShingle |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital Generoso, Jackson Lucrécio Scrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digital |
title_short |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital |
title_full |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital |
title_fullStr |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital |
title_full_unstemmed |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital |
title_sort |
Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital |
author |
Generoso, Jackson Lucrécio |
author_facet |
Generoso, Jackson Lucrécio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santa Catarina, Artur Santa Catarina, Artur Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Generoso, Jackson Lucrécio Generoso, Jackson Lucrécio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digital |
topic |
Scrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digital |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22T12:24:39Z 2022-12-22T12:24:39Z 2022-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651926195142656 |