Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Generoso, Jackson Lucrécio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
id UFSC_17bc6aee96d8dc4049ffbd4498e6d90a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243382
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing DigitalScrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digitalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.As metodologias ágeis para o gerenciamento de projetos têm sido de grande aceitação no Brasil, pois, com um ambiente cada vez mais competitivo, a velocidade de lançamento de novos produtos e a frequência de interações com o usuário se tornam imprescindíveis para os negócios. Apesar de ser amplamente difundido no meio de desenvolvimento de softwares, a aplicação de metodologias em outros setores pode se mostrar como uma novidade. Mesmo conhecendo os benefícios destas metodologias, a implementação em uma empresa nem sempre é simples, e pode passar por adaptações para a adequação a realidade de cada empresa. O objetivo deste estudo é apresentar a experiência de implementação da metodologia ágil Scrum, em uma pequena empresa de marketing digital. O estudo envolveu desde a criação da estratégia de marketing ao produto digital. O relato da implementação evidenciou os seus desafios em um time de apenas duas pessoas, que até o momento, não utilizava nenhuma metodologia específica para apoiar o gerenciamento de projetos. A adoção do Scrum despertou um interesse na equipe, melhorando os processos organizacionais, o que tornou a equipe ágil e com produto e comunicação mais alinhada com o cliente final.Florianópolis, SC.Santa Catarina, ArturSanta Catarina, ArturUniversidade Federal de Santa Catarina.Generoso, Jackson LucrécioGeneroso, Jackson Lucrécio2022-12-22T12:24:39Z2022-12-22T12:24:39Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T12:24:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243382Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T12:24:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
title Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
spellingShingle Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
Generoso, Jackson Lucrécio
Scrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digital
title_short Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
title_full Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
title_fullStr Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
title_full_unstemmed Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
title_sort Implementação da Metodologia Scrum em Uma Empresa de Marketing Digital
author Generoso, Jackson Lucrécio
author_facet Generoso, Jackson Lucrécio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santa Catarina, Artur
Santa Catarina, Artur
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Generoso, Jackson Lucrécio
Generoso, Jackson Lucrécio
dc.subject.por.fl_str_mv Scrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digital
topic Scrum; Gestão de projetos; Metodologia ágil; Marketing digital
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T12:24:39Z
2022-12-22T12:24:39Z
2022-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651926195142656