Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229883 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_17e2912bdcc710c23271f3dc18b33e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229883 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na PedagogiaEducaçãoCinema e criançasCinema na educaçãoInfânciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Estabelecer aproximações entre a Pedagogia e o cinema na formação de estudantes foi o fio condutor desta pesquisa, tendo como eixo central os conceitos criança/infância no intuito de problematizar a experiência formativa, pedagógica e estética com filmes. Com o objetivo de analisar as concepções de infância e as representações das crianças a partir das narrativas de professores universitários e do cinema, estabelecemos aproximações entre o olhar pedagógico e o cinematográfico, ampliando a discussão a partir de uma experiência com uma disciplina ministrada para estudantes de graduação, realizada de modo remoto durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo, configurado por uma conjunção metodológica interdisciplinar e multirreferencial com base na Grounded Theory e na bricolagem científica, respaldada pela fenomenologia-hermenêutica. Assim, fazemos uma articulação analítica e interpretativa dos dados/processos estudados, levando em consideração diferentes e possíveis olhares que perpassa tal relação a partir do diálogo com cineastas, diretores, roteiristas, estudiosos, artistas, professores, pesquisadores e estudantes. Nesse percurso, descrevemos as dimensões de uso dos filmes nas práticas formativas/pedagógicas; refletimos sobre a aproximação entre cinema e Pedagogia; analisamos o conceito de representação, destacando suas nuances interpretativas; problematizamos as concepções de criança e de infância; e apresentamos um mapeamento estratégico de filmes e suas possibilidades na formação. A tese que defendemos considera o cinema, por seu estatuto estético/epistemológico, como uma referência e um aliado de grande relevo à formação de estudantes, sobretudo no curso de Pedagogia em que os filmes podem revelar e/ou possibilitar outras leituras, posturas e práticas pedagógicas com e sobre as crianças e infâncias contemporâneas.Abstract: Establishing connections between pedagogy and cinema in the education of students was the central thread of this research. The concepts of child/childhood are key to this project to problematize formative, pedagogic, and aesthetic experiences with movies. With the aim of analyzing childhood conceptions and children representations derived from university professors and the cinema, we established connections between the pedagogic and the cinematographic lenses. Such discussion was broadened by the experience of running a university subject for undergraduate students, which was offered in a remote mode during the COVID-19 pandemic. This is a qualitative study configured by an interdisciplinary and multi-referential approach, based on Grounded Theory and scientific bricolage, and backed by hermeneutic phenomenology. We made an analytical and interpretative articulation between the studied data and processes, taking into consideration different views from cineasts, directors, screenwriters, scholars, artists, professors, researchers, and students. In this study, we describe the dimensions of the use of movies in formative/pedagogic practices; reflect on the approximations between cinema and pedagogy; analyze the concept of representation, highlighting its interpretative nuances; problematize the notions of child and childhood; and present a strategic mapping of movies and their educational possibilities. Our thesis considers the cinema as a reference and a very relevant ally in the education of students due to its aesthetic/epistemological background. That is especially the case for the pedagogy course, in which movies can reveal or enable different pedagogic interpretations, attitudes, and practices regarding children and contemporary childhoods.Fantin, MonicaCoutinho, Ângela Maria ScalabrinUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, José Douglas Alves dos2021-11-11T19:26:09Z2021-11-11T19:26:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis404 p.| il.application/pdf373419https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229883porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:26:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229883Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:26:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia |
title |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia |
spellingShingle |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia Santos, José Douglas Alves dos Educação Cinema e crianças Cinema na educação Infância |
title_short |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia |
title_full |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia |
title_fullStr |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia |
title_sort |
Infâncias na tela, múltiplos olhares: representações das crianças no cinema e na Pedagogia |
author |
Santos, José Douglas Alves dos |
author_facet |
Santos, José Douglas Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fantin, Monica Coutinho, Ângela Maria Scalabrin Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Douglas Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cinema e crianças Cinema na educação Infância |
topic |
Educação Cinema e crianças Cinema na educação Infância |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11T19:26:09Z 2021-11-11T19:26:09Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
373419 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229883 |
identifier_str_mv |
373419 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
404 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652331819991040 |