Os processos de formulação de estratégias: caso das maiores empresas do pólo eletrônico de Manaus
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80010 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Os processos de formulação de estratégias: caso das maiores empresas do pólo eletrônico de ManausEngenharia de produçãoConcorrenciaIndustriaManaus (AM)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente dissertação pretende estudar a forma pela qual as empresas do pólo Eletroeletrônico de Manaus formulam, desdobram, implementam e avaliam a eficácia de estratégias, com o objetivo de investigar a existência de relação entre o processo de formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Para tal, foi realizada revisão da bibliografia sobre o assunto para as metodologias apresentadas na literatura que fossem organizadas, em linhas gerais de pensamento, chamadas de escolas. Concluída a revisão e classificação das escolas para a formulação de estratégias, a pesquisa previa, na sua etapa exploratória, a busca de elementos que justificassem a predominância de um determinado método nas empresas. Também a identificação de elementos que relacionassem o processo de formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Para isso, estava prevista a realização de entrevistas e coleta de dados secundários em publicações e órgãos oficiais. Finalmente, os métodos de formulação de estratégias de desempenhos são comparados no intuito de se associar a predominância de um método específico entre empresas com desempenho superior ou inferior. Foi observada a existência de três grupos distintos na população pesquisada: o primeiro, que incorporam elementos culturais e de aprendizado na formulação de estratégias; o segundo, com predominância da estratégia como um processo de aprendizado e focada em resultados; finamente, o grupo onde se destacam as metodologias tradicionais do planejamento estratégico, mas é dada ênfase à capacidade empreendedora do principal executivo. Nos três grupos, foram observados casos de bom e mal desempenho organizacional, o que, contribui para acreditar-se que para o grupo estudado a eficácia da estratégia não está vinculada ao processo de formulação dela.Florianópolis, SCBornia, Antonio CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Marcelo Augusto Aguiar2012-10-18T09:35:50Z2012-10-18T09:35:50Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 141 f.| tabs., grafs.application/pdf184922http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80010porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:17:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80010Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:17:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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